terça-feira, 13 de setembro de 2016

DO BOMBRIL QUE LUSTRA AO PICHE QUE LAMBUZA



DO BOMBRIL QUE LUSTRA
AO PICHE QUE LAMBUZA
Ojovem  Valadares Filho é afável, gentil, pessoa de fino trato. Nem saíra ainda dos bancos da faculdade quando, com a forçado pai senador e ex-governador, foi mandado para Brasília.  Dai em diante, habilidoso,foi conquistando espaços. Não teve tempopara exercer outra atividade além da política. Tentou seu primeiro cargo executivo, o que requer experiência, tino administrativo, disputando a Prefeitura  de Aracaju. Foi derrotado pelo veteraníssimo e calejado João Alves .
 Em todos os mandatos exercidos,Valadares Filho esteve ao lado do governo. E o governo era do PT.  Conseguiu direcionar muitasverbas para Sergipe.  Alguns o acusam de ter dado prioridade à realização de eventos festivos,mas , afinal, não se consegue agradar a todos.
 O senador Valadares, seu pai,tem uma incomum longevidade política, e com o destaque de não ter sido alvo de investigações , o que valoriza a biografia de qualquer homem público. Não se exige do político brasileiro coerência àsideias , até porque elas, se existem,   acabam misturadas  na barafunda caótica de um sistema com mais de 30 partidos, cujos programas  são copiados de outros.  Mas a opinião pública não aceitaabruptas mudanças de lado, essas decisões  no isolamento de gabinetes onde não entra a brisa refrescante  do sentimento popular, e depois, são anunciadas em tom de raiva, como se  de repente todos os defeitos do mundo houvessem sido descobertos naqueles com os quais frequentaram  os mesmos palanques ,e deles receberam o voto. Valadares Filho, por exemplo, carregou entusiasmadobandeirolas vermelhas durante sua frustrada campanha à Prefeitura de Aracaju. O paifez o mesmo, quando recebeu o voto do PT e de toda a esquerda sergipana,   depois de ter anunciado o rompimento com a área conservadora onde sempre esteve,e se intitulado socialista.
A nossa desenxabida cena política está povoada por mutantes, mas, quando eles trocam de roupanaquele  strip – tease das conveniências , o povo os reprova, o povo os identifica como oportunistas. Há os que ficam um tanto encabulados depois do desajeitadopoll – dance desnudos, e se retraem,  adotam um certo comedimento.
Assistimos agora, pai e filhousando bombril para lustrarem e fazerem brilhar  os seus novos aliados, e agitando um pincel de piche para lambuzar seus antigos velhos amigos,  e aliados.
Compreende-se até que os Valadares, pai, e filho,hajam trocado de lado, hajam preferido outras companhias, que antes tanto malsinavam, como aquele  dublê  de politico e empresário Edivan Amorim, ou o deputado federal André Moura, mas, soa um tanto descabida a permissão que o deputado Valadarizinho e o senador Valadares deram , para que os marqueteiros que lhes  foram trazidos de São Paulo por Edivan,  deslizem para a baixaria, exatamente contra aqueles com os quais andavam de mãos dadas,  quando deles necessitavam apoio e  erguiam as mesmas bandeiras. Os Valadares ocuparam em Sergipe os principais cargos federais durante os governos de Lula e Dilma, tiveram uma influencia grande, preponderante, nos governos de Déda, e o mesmo no governo de Jackson. Ouseja, supostamente dividiram responsabilidades, foram partícipes  dos erros e acertos, concordaram, plenamente, com tudo o que era feito, e se manifestaram , reiteradas e até insistentes vezes,  apoiando  governos dos quais faziam parte. Basta que se veja, por exemplo, as entrevistas de Valadarizinhoquando queria e obteve o apoio do então Prefeito de Aracaju , seu agora adversário Edvaldo Nogueira, que aliás nem ocupou cargo nem indicou prepostos nos governos de Lula e Dilma. Foi eleito prefeito pelo voto dos aracajuanos  . Já o senador Valadares reelegeu-se com o apoio providencial de Lula, que veio a Aracaju especialmente para dizer que ele,e não Albano Franco, era o seu candidato, porque  Valadares  ¨estava ao lado do povo, era socialista ¨, enquanto Albano ¨ era burguês e capitalista.¨ Todos os analistas políticos dizem, que naquele momento,  Valadares reelegeu-se Senador. Lula estava no auge da popularidade.  Valadares pai,Valadares filho,  não desconfiariam   que naquele momento, na PETROBRAS , nos Fundos de Pensão , já estivessem as quadrilhas ? Ou quadrilhas só existem quando delas não se recebe o voto ?
E Jackson,sóteria servido enquanto  os dois dispunham de cargos, até quando, depois do rompimento bem recente com Dilma, quando ela já estava no chão, esperavam e receberam  cargos federais de Temer?   Por isso, ensaiaram aquele ato um tanto burlesco da demissão em massa dossecretários e  inúmeros comissionados  no governo até então bom e virtuoso de  Jackson ?
Essas são perguntas que aqui não fazemos, mas que as recolhemos no meio do povo, de muitos que até odeiam o PT, mas não aprovam o ato dos que cospem no prato ondecomeram. Essa é uma expressão popular e muito ao gosto daquelas pessoas simples, que nela enxergam a advertência sábia e sensata contraatitudes incoerentes.
Por coisas assim é que Belivaldo Chagas,seguramente o melhor, mais qualificado  e  firme aliado que os Valadares já tiveram,  preferiu, nem segurar um Bombril para lustrar, nem, muito menos, o pincel de piche para lambuzar,  de acordo com as conveniências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário