quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A GPB INVESTMENTS E OS PROJETOS SERGIPANOS



A GPB INVESTMENTS E
OS PROJETOS SERGIPANOS
Faz pouco tempo que o grupo paulista GPB Investments aportou em Sergipe. Isso aconteceu em novembro do ano passado quando foi adquirido o controle acionário da usina Campo Lindo aos herdeiros de Carlos Vasconcelos, um empresário que faleceu precocemente, quando se preparava para iniciar a segunda etapa do seu ambicioso projeto de geração de energia através da biomassa e dos ventos.
A Campo Lindo é usina moderna, recebeu, em 2011, o Premio Visão Nacional como empresa que alcançou elevado grau de eficiência em automação e controle . Além do etanol anidro e hidratado, com produção diária de pouco mais de um milhão de litros, a Campo Lindo utiliza o bagaço da cana ( 90 toneladas por hora durante em média de 185 dias de safra ) para geração de energia elétrica. São 31, 25 MVA, dos quais utiliza 10 nas suas atividades, e vende 20 MVA à distribuidora ENERGISA.
O executivo do grupo GPB Sílvio Manoel Lapa Miglio, diretor – presidente, comanda a empresa desde a aquisição. Com apenas 3 meses em Sergipe, ele já fala com surpreendente familiaridade sobre as perspectivas de desenvolvimento do estado, e o desenho que faz de uma cadeia produtiva a partir das características da nossa economia, onde destaca alguns segmentos com alta capacidade dinamizadora , como a produção de milho, o potencial produtivo dos nossos perímetros irrigados, a oferta de insumos básicos para a produção de fertilizantes, isso, além do aproveitamento integral de todos os subprodutos da própria usina.
Dando sequencia à ideia de geração de energia, após os testes de medição da intensidade e frequência dos ventos no platô de Nossa Senhora das Dores, está saindo do papel o projeto da segunda usina eólica em Sergipe. Será quase 2 vezes maior do que a primeira instalada na Barra dos Coqueiros pelo grupo.... Com 50 aerogeradores , a usina vai produzir 120 megawats de energia elétrica. Estão sendo construídas parcerias com empresas europeias e asiáticas, para o uso de inovações tecnológicas e participação financeira.
A produção de cogumelos, algo que a princípio pode parecer uma excentricidade, é, todavia um projeto altamente rentável, resultante de um minucioso estudo de mercado que aponta para uma demanda crescente de um produto que cada vez mais se integra ao cardápio cotidiano. Só o mercado nordestino poderá absorver os cogumelos a serem, numa primeira etapa, produzidos em Sergipe, mas, a exportação para países europeus inclui-se no plano de desenvolvimento do projeto.
Numa área de 70 mil metros quadrados serão instalados galpões, tendo nos seus telhados sistemas de energia solar que irão suprir as necessidades do complexo. O bagaço da cana será, digamos assim, o berço, onde se desenvolverá a cultura dos cogumelos.
Sílvio observa que quase todo o milho produzido em Sergipe sai para ser processado em outros estados, transformando-se em ração, óleo, amido. O GPB vai investir em projetos que agregam valor à safra de milho sergipana, e nisso se inclui a fabricação de vários produtos , entre os quais, rações para aves e suínos. Projeta-se também um frigorífico, e dai nascerá algo semelhante ao que existe no oeste de Santa Catarina, onde empresas como a Sadia, a Perdigão, estimulam o surgimento da avicultura e suinocultura, e adquirem os animais para o abate. Nesse sentido, técnicos catarinenses já estão elaborando um modelo de produção adaptado às condições sergipanas. Em Santa Rosa de Lima, o grupo paulista vai instalar uma fábrica de doces. A princípio utilizará a banana da região , e a goiaba que poderá ser fornecida pelo Projeto Califórnia, em Canindé do São Francisco, que o empresário Sílvio irá visitar nos próximos dias, atendendo convite do prefeito Heleno Silva.

4 comentários:

  1. Olha o currículo do Silvio Miglio presidente do GPB, cuidado Sergipanos

    Segue abaixo os links do blog do hospital Santa Marina, Silvinho se dizia o novo Barão da Saúde em Sp, hoje consta entre os 100 maiores devedores da justiça do trabalho e cheio de dividas em SP, para justiça de SP encontra-se em lugar incerto e não não sabido. Você como jornalista deve alertar os Sergipanos e investigar a ligação política na região. Segue o alerta.

    http://hsmarina.blogspot.com/2011/08/fechado.html?showComment=1394260691458#c4395609026849345065

    http://hsmarina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana...conheço o Sr. Silvio e sei de seu potencial. Evidente que não se pode agradar a todos e é público que ele tem uma pessoa querendo lhe atacar via internet...mas, ossos do ofício de empresário no Brasil.

      Excluir
  2. Silvio Manoel lapa miglio, buxa no Brasil inteiro, ataca agora em SE.

    Maiores informações no blog do HSM hospital santa marina SP.

    http://hsmarina.blogspot.com/

    Quem souber do paradeiro, favor informar a justiça de SP, vários credores tentando citar o individuo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana...conheço o Sr. Silvio e sei de seu potencial. Evidente que não se pode agradar a todos e é público que ele tem uma pessoa querendo lhe atacar via internet...mas, ossos do ofício de empresário no Brasil.

    ResponderExcluir