sábado, 24 de setembro de 2016

A ARTE DE LEONARDO NA BUATE SEGREDO

A ARTE DE LEONARDO
NA BUATE SEGREDO
Pascoal Maynard, jornalista, militante em tempo integral pela causa da cultura, mexe e remexe e sempre vai descobrindo coisas que podem ser feitas. No seu programa na TV Aperipê ele com as suas entrevistas vai despertando memórias, reunindo depoimentos, assim, construindo o acervo dinâmico sobre o seu tempo, sobre a vida sergipana. Um dia desses, conversavam ,após o fim do expediente no Tribunal de Contas, o presidente conselheiro Clóvis Barbosa, o historiador, pesquisador incessante Gilfrancisco, o jornalista Marcos Cardoso, e Pascoal Maynard, quando foi lembrado que o pintor Leonardo Alencar estava internado num hospital. Pascoal lembrou então que acabara de visitar o quase escombro do restaurante Catavento e Buate Segredo, na  área onde funcionava a Associação Atlética de Sergipe.
Pascoal foi conferir o estado em que estavam as inovadoras xilogravurase placas de bronze em relevo, criadas por Leonardo há 50  anos. Três anos antes Pascoal relatara o estado de abandono do trabalho de Leonardo ao   Subsecretario do Patrimônio Histórico e Cultural, o professor e antropólogo Luiz Alberto dos Santos, um nome que sempre merece ser lembrado com saudade e respeito. Ele tomou imediatas providências, e uma equipe formada pelas professoras Ana Conceição Sobral de Carvalho, Rosina Fonseca Rocha e o fotógrafo Edson Araujo foi ao local fazer observações e documentar os painéis.  Foi elaborado um relatório técnico primoroso, mas logo em seguida o professor Luiz Alberto adoeceu e tudo ficou como estava.

Pascoal falou sobre a urgência para salvar a obra, então, o conselheiro Clóvis Barbosa sugeriu que numa ação conjunta Tribunal de Contas- Governo do Estado, os murais possam ser transferidos para o espaço cultural Carlos Britto, na ampla sala de entrada do prédio do TC. O tempo urge e é preciso salvar uma parte expressiva da obra de Leonardo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário