domingo, 17 de julho de 2016

DO ¨ PROMENADE DES ANGLAIS ¨ À FAIXA DE GAZA



  DO  ¨ PROMENADE  DES
ANGLAIS  ¨ À FAIXA DE GAZA
O Promenade des Anglais, ( passeio dos ingleses ) em Nice, fascinante cidade do sul da França, é um calçadão pioneiro, construído no começo do século passado por britânicos que ali, no clima ameno mediterâneo, escapavam do rigoroso inverno das Ilhas.  Quem passeia hoje pelo calçadão famoso e tão agradável,  agora absurdamente ensangüentado,nem precisa saber que  do outro lado do Mediterrâneo fica Israel, também, o que seria a Palestina,  projetado país dividido em dois , retalhado agora e ocupado em parte por Israel. Na Faixa de Gaza espremida entre o mar e o muro que a separa do território israelense,  a maior concentração populacional do mundo, vivem, humilhados e miseravelmente, mais de um milhão de palestinos. Sobre esse exíguo território, faz pouco tempo, o poderio militar israelense se fez sentir durante meses, com toda  a sua capacidade destruidora, despejando ferro e fogo  .
As raízes do ódio vêem de muito longe. Não cabe aqui enumerá-las. Quando um palestino, ou um árabe em geral se explode, quando um israelense esfaqueia uma criança palestina, quando um louco enfurecido passa o seu caminhão por cima de tanta gente indefesa e inocente, quando toda a barbárie chega a um clímax impensável de desumanidade, é preciso  buscar as raízes do ódio, enquanto se faz a inevitável e necessária guerra ao que se chama Estado Islâmico, e que não é só isso. Mas isso já é outra história.
 Enquanto existir uma Faixa de Gaza, enquanto o cerne do ódio não for removido, e ele começa nas relações entre Israel e palestinos, ficará difícil vencer o terrorismo, uma desgraça com a qual o mundo ainda terá de conviver por muito tempo, e que somente crescerá caso a irracionalidade da direita extremada, continue produzindo discursos como os daquele perigoso palhaço que se chama Donald Trump.
Com a Faixa de Gaza nas mesmas condições, do outro lado do velho Mare   Nostrum dos romanos, ninguém, no Promenade  des Anglais, poderá ter a certeza de que fará um passeio pacífico e seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário