sábado, 18 de junho de 2016

A MÉDICA O BISTURI E AS MÃOS GELADAS



A MÉDICA  O BISTURI
E AS MÃOS GELADAS
O título da matéria parece sugerir que alguém, no caso uma médica, teria nas mãos geladas um bisturi. Mas não é nada disso.
A médica é  a Doutora Sônia Lima,  referencia não só em Sergipe, quando se trata da sofisticada técnica da laparoscopia, na qual ela doutorou-se pela Universidade de São Paulo. Professora da UFS e da UNIT,  Sônia,  alem de tudo é uma cidadã inquietamente participativa, e  docemente solidária. A doçura, nesse caso, consiste em fazer, em socorrer,  sem dizer nem propalar  o que  para ela  são apenas  os atos indispensáveis para quem fez aquele  hipocrático  juramento. Agora, ela movimenta-se para que se instale em Aracaju um equipamento de cirurgia robótica. É  ¨ coisa de primeiro mundo ¨ como se costuma dizer com aquele sentimento de inferioridade  ¨vira – lata ¨  que ainda nos castiga.
As ¨ mãos geladas,¨ entram  aqui, apenas para destacar um trabalho que Sônia acaba de concluir. Trata-se de um livro, quase uma revista ilustrada que ela escreveu  especificamente,  para crianças e adolescentes, sobre a identificação e tratamento da hiperidose,    doença de quem sua muito, e tem as mãos frias. O projeto gráfico é de Marcos Ribas, e na revisão do texto  participou , nada menos do que a médica e professora Maria Bernadete Galrão de Almeida Figueiredo, Bete, que dirige o moderno, sem deixar de ser tradicional Colégio do Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário