quinta-feira, 5 de maio de 2016

APENAS UM ASPECTO DO DESPERDICIO DE RECURSOS



APENAS UM ASPECTO DO DESPERDICIO DE RECURSOS
O Brasil é um país pobre e que agora ainda mais empobrece.  Má gestão, desatinos e descontroles, além dos efeitos danosos de uma voraz cleptocracia nos arrastaram à insolvência.
Uma Assembléia Constituinte teria de adequar a máquina administrativa à capacidade dos nossos
cofres , reduzindo gastos em todos os poderes.
  Fixemo-nos, apenas, no dispêndio sem contrapartida que é feito pela multiplicação de municípios, com todo o aparato burocrático, incluindo as Câmaras de Vereadores. Em Sergipe temos 75 municípios, e mais de 800 vereadores. Em mais da metade desses municípios a população não chega aos 20 mil habitantes, e pelo menos 20 deles não chegam aos 10 mil habitantes. Não há cálculos precisos, mas levando-se em conta o aparato burocrático de cada Câmara, os salários dos vereadores, dos assessores, o gasto com a frota de automóveis, as viagens, se chegaria a algo além dos 20 milhões de reais por mês. A democracia representativa nos moldes em que a praticamos custa uma exorbitância. Uma Assembléia Nacional Constituinte poderia reduzir esses gastos em todo o país, anexando ao maior, os municípios contíguos que tiverem menos de 10 mil habitantes, diminuindo o numero de vereadores, de prefeitos, e, com isso, o gasto inútil de recursos.
Somente um exemplo prático do que poderia ser feito, mas por acaso haveria algum político que nos represente na Câmara ou Senado com a disposição suicida de contrariar prefeitos e vereadores?
Daí a conclusão de que mudança só acontecerá se houver a convocação e eleição de  uma Assembléia Nacional Constituinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário