sábado, 20 de fevereiro de 2016

DE OLIVEIRA SALAZAR A FERNANDO HENRIQUE



DE OLIVEIRA SALAZAR A
 FERNANDO  HENRIQUE
  O português  Salazar foi um dos mais longevos ditadores. Passou 40 anos no poder ( 1928-1968). Dele, dizia-se que era casto,  honesto e recatado. O homem que mandava pessoas  apodrecerem nas prisões, que  assinava sentenças de morte, que subjugou populações africanas, aparentava ter o comportamento de um asceta. Assistia missa todos os dias,  comungava com freqüência e vivia isolado nos seus soturnos palácios. Sua vida era cercada de mistérios e pudores. Em 1951, recebeu  uma jornalista francesa que pretendia escrever sua biografia. A moça, Cristine  Garnier, não chegava a ser uma escritora de grande talento, mas era sedutora,     casada pela terceira vez, tinha 30 anos, e Salazar já ultrapassara os 60. Por muitos meses viveram juntos percorrendo os mesmos palácios, mas,  em quartos separados, por conveniência e para escaparem à vigilância de Dona Maria, a governanta e  secretíssima amante do ditador.   Depois de dois anos recebendo muitos  presentes de Salazar,entre eles alguns brilhantes, com suas idas e vindas à França e estadias pagas pelo Tesouro português,  escreveu, finalmente, a esperada biografia: Vacances avec Salazar ( Férias com Salazar ).
Nos presentes que recebeu, nos privilégios que desfrutou resultantes do poder, a jornalista francesa   assemelha-se à jornalista brasileira amante de FHC. Mas,  nas memórias que publicou,   tempos depois da  biografia,  Cristine  diferencia-se completamente de Mirian Dutra. Ela foi discreta, jamais fez revelações que comprometessem o ditador, e ele já estava morto. Fez apenas uma, de certa forma reveladora indiscrição, sobre um dia ensolarado na praia  do Estoril : ¨Uma manhã Salazar chegou de repente. Com binóculos, observou as pessoas na praia e murmurou, chocado e desgostoso: - Ah, essas carnes, essas carnes pecaminosas !
Olhou depois para mim. Eu estava de biquíni. Não trocamos uma palavra, mas soube o que pensava. Nunca mais voltei a usar roupa de banho no terraço do Forte de Santo Antônio . ¨
Imaginem se a Mirian Dutra resolver escrever suas memórias......

Nenhum comentário:

Postar um comentário