sábado, 19 de dezembro de 2015

DA BOLSA FAMILIA AO MERCADO CONTRARIADO



Deveu-se, informa-se, a um desencontro sobre recursos para o Bolsa Família o desacerto final entre o ministro Levy e a presidente Dilma. O ministro ironizou depois. dizendo que  para  reduzir o superávit não era necessário ¨esconder-se atrás do Bolsa Família ¨.    Houve o esconde- esconde atrás do Bolsa Família exatamente para que se passasse a idéia de que a presidente lutava, denodadamente, para manter uma conquista social importante,   símbolo maior do reconhecimento de que não há  país decente se nele houver fome.
 O dinheiro para assegurar o Bolsa Família não pesa tanto no orçamento, até poderia  ser tranqüilo, se outros gastos fossem eliminados. Mas a presidente permitiu que a economia desandasse a tal ponto que se perdeu a segurança    do prato de comida sobre a mesa.   
Recursos para  o Bolsa Família deveriam ser garantidos por uma cláusula constitucional pétrea, ou seja, que não pode ser alterada nem suprimida. Por mais ideologia que esteja a mover o debate sobre os rumos da economia, é fundamental que se tenha em mente:  com o mercado contrariado e a economia em pandarecos, virá, inevitavelmente, a hora em que  se fará a constatação: não há mesmo dinheiro para matar a fome do pobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário