sábado, 19 de dezembro de 2015

O ¨ DENDROCÍDIO ¨ COMETIDO NA INFRAESTRUTURA E EM ITABAIANA



 Existiam árvores frondosas nos espaços livres entre os  prédios pertencentes à Universidade Federal, que abrigam Secretarias de Estado. Agora, não existem mais.
 Há meses, sobre o calçamento a paralelepípedos  entre aqueles prédios,  espalhou-se  asfalto. Evidentemente, o calor aumentou. Agora, decepadas as árvores, não há sombras. O sol intenso, rebatendo sobre o asfalto em fogo, agrava a canícula . O síndico do conjunto de prédios, do qual o Governo de Sergipe é apenas inquilino, é o Secretário da Infraestrutura  Valmor Barbosa. Engenheiro competente e operacional ele tem o  nome ligado às  obras públicas realizadas  nos últimos dez anos. Caso tenha ordenado o corte, teria cometido um ¨ dendrocídio  ¨, ou seja, permitindo-se o neologismo: um assassinato de árvores. Ninguém tem o direito  de por abaixo, voluntariosamente, qualquer árvore.   Em área urbana,  o corte demandaria  prévia licença da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Árvore não é propriedade particular, ainda mais quando  num espaço público.
 O prefeito de Itabaiana, Francisquinho, colocou abaixo  dezenas de árvores.  Acossado pela opinião pública, principalmente pelo corte de velhas e altas palmeiras, ele enviou a Canindé seu secretário da Agricultura,  Erotildes,  para obter por doação  do Instituto Vida Ativa, quase 2 mil mudas de espécies diversas. Para repor as palmeiras, o prefeito Francisquinho teve de adquirir  mudas a preço elevado  numa floricultura, e já providenciou o plantio , buscando compensar ou redimir-se do atentado ecológico .
No caso de Valmor, se ele desejar eximir-se da culpa ou conivência com o ¨dendrocídio   ,¨ o Instituto Vida Ativa lhe fornecerá as mudas para que   ele  plante-as, experimentando  sol e  calor, onde existia a sombra  amena das árvores dizimadas.
 Bem-te-vís, sanhaços, anúns, cebinhos,  e gaviões, desalojados , estão a voejar sobre o forno descampado, esperando  para despejar um côcôzinho vingativo  na cabeça de quem lhes retirou os verdes e refrescantes abrigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário