sábado, 28 de novembro de 2015

UMA BUROCRACIA QUE ESMAGA O CONTRIBUINTE



  UMA BUROCRACIA QUE
ESMAGA O CONTRIBUINTE
Não basta aquele excesso estúpido de papeis a preencher, de exigências a cumprir, de impostos inimagináveis,  e taxas inexplicável a pagar. Não bastasse tudo isso, o sacrificado contribuinte brasileiro  ainda tem de passar pelo  martirizante   ritual de chegar às repartições, percorrer os seus diversos departamentos, aos quais é mandado como se todo aquele aparato não passasse de um joguete qualquer, sem nenhum compromisso com a eficiência. O infeliz fica sujeito ainda  a ouvir: ¨O sistema está fora do ar ¨. Sem nem sequer um simples e educado pedido de desculpas, ou o que deveria ser uma indispensável justificativa sobre o incidente. Os chefes, esses, são inacessíveis, os subalternos, quase todos, ficam ocultos por trás da barreira do  ¨agendamento ¨, que terá de ser feito virtual,  via internet. Os prazos são invariavelmente dilatados. Pede-se um agendamento num  dia, com a esperança de tê-lo fixado para os próximos meses, em alguns casos.
Na receita fiscal a emissão de uma simples certidão sem a qual o sofrido contribuinte poderá falir, costuma levar tempo, e as regras são draconianas. Trata-se, via de regra, o contribuinte como se ele fosse um transgressor, um sonegador contra o qual terão de ser adotadas todas as providências saneadoras.
O retrato da burocracia brasileira é este, sem retoques ou atavios para disfarçá-lo.  No dia em que o  numero de contribuintes for sendo reduzido, tragado pela crise que se junta à burocracia burra, talvez fiquem plenamente satisfeitos  todos  os mantenedores dessa rede absurda de  descasos, imprevisões e incompetência acumulados. Mas ai a satisfação logo acabará, quando descobrirem os burocratas e a rede míope  à qual pertencem, que não mais irão receber os seus salários,  porque os contribuintes acabaram por sucumbir ao peso de tantos sacrifícios aos quais são  historicamente submetidos, neste país tão apegado aos ritos da ineficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário