sábado, 24 de outubro de 2015

UMA CARTA DO PROCURADOR APOSENTADO DARCILO COSTA

UMA CARTA DO PROCURADOR
 APOSENTADO DARCILO COSTA
O professor, escritor, e Procurador de Justiça aposentado Darcilo de Melo Costa costuma lidar os fatos  com o mesmo rigor e precisão que a si mesmo impõe tanto ao escrever como ao dedilhar com sensibilidade e maestria os teclados de um piano,   quando interpreta um Noturno de Chopin, seu compositor preferido. E exaltado.
 Do procurador  Darcilo recebemos  a carta intitulada, Centenário de Nascimento do Governador Lourival Baptista, Esclarecimentos e Retificações, que aqui transcrevemos:
   Solicito ao prezado amigo Luiz Eduardo Costa publicar em sua prestigiosa coluna do Jornal do Dia ( que tanto honra o jornalismo sergipano )os seguintes esclarecimentos e retificações, diante das lacunas e equívocos contidos na publicação  LOURIVAL BAPTISTA – PACIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. Em boa hora o egrégio Tribunal de Contas promoveu uma série de palestras sobre o auspicioso fato, nascimento, vida e governo de Lourival Baptista. Fui Subchefe da  Casa Civil e no final do governo, Secretário      Extraordinário para Assuntos da casa Civil. Causou-me extrema admiração alguns desacertos e omissões contidos na referida publicação,  Sinto-me autorizado a esses esclarecimentos, tanto porque participei deles, como por sua importância para a história de Sergipe.
1 – Está escrito ali :  Batista da Costa e Jose Amado   Nascimento, Chefes da Casa Civil ( pag  . 85). ¨Chefes ¨no plural. Retifique-se: João Baptista da Costa foi realmente Chefe da casa Civil, ou melhor ¨Secretário Extraordinário para Assuntos da casa Civil 6 ( seu nome oficial àquele  tempo ) . Meu querido Jose Amado foi  ¨Subchefe da Casa Civil ¨, nomeado meses depois de mim. Com a saída do estimado Geraldo Barreto Sobral, de tantas saudades ( nomeado para o Tribunal Federal de Recursos, hoje Superior Tribunal de Justiça) foi nomeado Secretário de estado da Justiça. Conheço bem os fatos, pois fui nomeado Primeiro Subchefe da Casa Civil, por decreto de 03 de fevereiro de 1967 ( três dias depois da posse do nosso Governador, em 31 de janeiro ) e depois, Secretário Extraordinário, por decreto de 31 de março de 1970. No final do governo, Jose Amado foi nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas ( hoje aposentado ).
2- Uma segunda retificação ou esclarecimento suprindo a omissão, relembro que Paulo Dantas foi também da Casa Civil, e com a saída de João Batista da Costa ( que resolveu retornar ao Rio de janeiro, onde era domiciliado com sua família ) , Paulo foi nomeado Secretario Extraordinário da Casa Civil. Incrível omissão!
3 – Uma terceira omissão registro aqui: Fernando Ferreira de matos foi Secretário  de Estado da Segurança pública e no final do Governo acumulou as funções de Secretário de Estado da Justiça ( hoje aposentado como eu, do cargo de Procurador de Justiça ). Incrível é que tenham se esquecido de seu nome  ( como o de Paulo Dantas ) mas não se esqueceram de oficiais de gabinete e da datilógrafa, minha estimada colega de Gabinete, Nubia Rolemberg.
3- Esses fatos podem ser comprovados pelos antigos integrantes do Gabinete do Governador, aqueles poucos ainda vivos  ( a maioria faleceu ),  como o ex- governador Paulo Barreto , Jose Amado ( aqui citado ), Luiz Fernando Ribeiro Soutelo  e Luiz Eduardo Costa. Parece-me que estou cumprindo  um dever de restabelecimento ou esclarecimento de fatos políticos da História de Sergipe. ¨

Darcilo Melo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário