sábado, 24 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO AINDA QUE TARDIA ( 2 )

EDUCAÇÃO AINDA QUE TARDIA ( 2 )
Quando fez as fortes e entristecedoras revelações sobre números   da educação pública em Sergipe o professor Jorge Carvalho, com a responsabilidade de quem ocupa a Secretaria  que  formula  e executa a política educacional,  não remeteu ao passado a culpa pela situação a que chegamos. Muito menos, pretendeu aparecer   como ¨ salvador da pátria ¨, ou ¨ santo milagroso  ¨.
Jorge tornou-se Secretário numa circunstancia em que, depois de um período de insensato radicalismo  com o objetivo  de desestruturar o governo para viabilizar as ambições de um grupo, na Assembléia voltou a reinar o bom senso e a moderação. O sacrifício de Marcelo Déda no embate final da sua vida, para  mostrar que o interesse público deveria sobressair-se às ambições individuais,  contribuiu para que a reflexão e o comedimento substituíssem o exagero de um confronto do qual Sergipe sairia derrotado. Basta ser lembrado aqui o episódio do Proinveste.    
   A vida e as ações políticas costumam andar a reboque das circunstancias. São raros os momentos em que tanto a vida como a política podem reagir com sucesso aos condicionamentos, ou à conspiração dos fatos.   
A pressa em desafiar tempestades certamente pode causar muito mais estragos do que a atitude sensata de esperar que se restabeleça a calma dos elementos, e então se faça a necessária travessia.
O professor  Carvalho assumiu a pasta da Educação  num momento de calmaria política, de desarme  da artificial conflagração dos antagonismos , e aguardou o momento exato para tornar público o projeto de mudanças na Educação que o governador Jackson Barreto a ele recomendou no instante  em que o convidava para assumir o cargo .
Para embasar o  discurso que dava ênfase às idéias que nortearão as mudanças, não poderia faltar o diagnóstico da realidade . E a representação  da realidade não se fará com exatidão se  não estiver expressa em números.
'>2- Uma segunda retificação ou esclarecimento suprindo a omissão, relembro que Paulo Dantas foi também da Casa Civil, e com a saída de João Batista da Costa ( que resolveu retornar ao Rio de janeiro, onde era domiciliado com sua família ) , Paulo foi nomeado Secretario Extraordinário da Casa Civil. Incrível omissão!

3 – Uma terceira omissão registro aqui: Fernando Ferreira de matos foi Secretário  de Estado da Segurança pública e no final do Governo acumulou as funções de Secretário de Estado da Justiça ( hoje aposentado como eu, do cargo de Procurador de Justiça ). Incrível é que tenham se esquecido de seu nome  ( como o de Paulo Dantas ) mas não se esqueceram de oficiais de gabinete e da datilógrafa, minha estimada colega de Gabinete, Nubia Rolemberg.
3- Esses fatos podem ser comprovados pelos antigos integrantes do Gabinete do Governador, aqueles poucos ainda vivos  ( a maioria faleceu ),  como o ex- governador Paulo Barreto , Jose Amado ( aqui citado ), Luiz Fernando Ribeiro Soutelo  e Luiz Eduardo Costa. Parece-me que estou cumprindo  um dever de restabelecimento ou esclarecimento de fatos políticos da História de Sergipe. ¨

Darcilo Melo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário