sábado, 8 de agosto de 2015

O MURO DE BERLIM E OS OUTROS ¨ MUROS ¨



O MURO DE BERLIM  E
OS  OUTROS ¨ MUROS  ¨
 Demolido o Muro de Berlim, esperava-se que as picaretas que o puseram abaixo estivessem dando início a uma nova era, onde, dividindo os povos não existiriam mais muros .  Fossem aqueles traçando limites entre ideologias, ou separando as pessoas pela cor, pela religião,  pelo sexo, pela forma de praticá-lo,   e com quem preferissem.
Muito se avançou desde então, e também muito se involuiu .
Os muros multiplicaram-se. Não  mais sob a forma física de pedra, aço, cimento, embora haja quem os queira reconstruir. Um pré-candidato  à presidência dos Estados Unidos promete erguer um muro enorme na fronteira com o México.
Separando Israel dos palestinos tangidos cada vez para mais longe, um muro semelhante ao de Berlim há algum tempo foi erguido.
No oriente médio há muros invisíveis por todo canto, e os que estão nos lados opostos, se matam, se exterminam.
 Os europeus, civilizadíssimos, fazem do Mediterrâneo o  gigantesco muro liquido a separá-los  dos que saem das praias  africanas da desesperança e desespero, e morrem, aos milhares, nas    embarcações   precárias em que jogam  as suas vidas ,que a miséria avilta e destrói.
No Mediterrâneo barcos patrulha armados formam o muro para impedir a invasão   dos
 miseráveis que chegam.  Os bisavôs  deles nada puderam fazer quando Mussolini  atravessou o  ¨mare  nostro¨ com  seus exércitos  e invadiu a Abissínia. As tropas fascistas embarcaram naqueles mesmos portos onde hoje conseguem chegar alguns dos passageiros da agonia que escapam dos naufrágios. A caminho da África, os soldados ouviam uma cançoneta, a Africanina,  que os incentivava a irem  com
 seus canhões e fuzis , ¨ civilizar os bárbaros abissínios.¨
No lado francês do Canal da Mancha os ingleses montam suas barreiras de proteção, fechando para imigrantes que estão na França a possibilidade de atravessarem o túnel unindo continente  às ilhas britânicas.
Os muros não sumiram quando caiu o de Berlim. Eles continuarão sendo levantados enquanto a humanidade  desprezar o significado da palavra paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário