domingo, 5 de julho de 2015

A PROCURADORA CREUZINHA

A PROCURADORA CREUZINHA
 Creuzinha, é sempre assim que a Procuradora de Justiça desde o dia dois aposentada, é chamada, a começar pelo marido, o político que é exemplo, Benedito Figueiredo. Como Creuza de Britto Figueiredo nunca soube ser formal, ou posuda, o carinhoso diminutivo lhe caia muito bem, exceto nos momentos em que ela se investia no exercício direto das funções. Creuzinha dignificou como poucos a função de Promotora de Justiça. Aos 23 anos,  recém formada, foi aprovada em concurso público figurando em terceiro lugar. O caráter daquela menina que era também redatora do Diário de Aracaju, jornal dos Diários Associados, se revelaria logo ao inicio da carreira, quando, a fim de não criar  obstáculo intransponível para uma colega  que teria de ser nomeada,
 Preferiu  esperar por outra vaga para não prejudicar a amiga, renunciando a um direito inquestionável. Um gesto raro, quase inconcebível de acontecer, principalmente quando se é tão jovem e surge uma oportunidade conquistada com muito estudo e dedicação.
Essa forma elegante e desprendida de agir, ela iria manter  ao longo do tempo.
Creuza exerceu, simultaneamente, fato inédito, o cargo de Corregedora Geral dos Ministérios Públicos estadual, federal, e militar. Foi três vezes Corregedora do M.P de Sergipe. Ao aposentar-se era Coordenadora Geral.
A Lei da Bengala, ampliada, chegará tarde para Creuzinha. Uma pena para o MP sergipano, que perde  uma vocacionada  servidora pública, em pleno  vigor da vontade de fazer, produzir, e continuar sendo útil à sociedade.
Amigos de Benedito e Creuzinha, que nela sempre identificaram uma veia política,  revelada nos conselhos ao marido, duas vezes ex-governador, uma vez deputado federal, e militante desde a escola, entendem que chegou, com a aposentadoria, o momento exato para que Creuzinha tenha uma            presença direta no cenário      político. E esses amigos até sugerem que ela filie-- se ao PMDB, do qual Benedito foi um dos fundadores, para submeter-se a um primeiro teste nas urnas, tornando-se candidata a vereadora  . Se eleita, o povo aracajuano terá na Câmara uma  represente experiente, atuante e digna.

Pronto, já estamos a fazer campanha eleitoral antes do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário