sábado, 25 de abril de 2015

COMO ATRAIR INVESTIMENTOS SEM CONCEDER INCENTIVOS FISCAIS (2)



 COMO ATRAIR INVESTIMENTOS
SEM CONCEDER INCENTIVOS FISCAIS (2)
 Caso fosse feito o que sugere o sindicato dos auditores  na campanha que promove condenando os incentivos fiscais,   perderíamos, a médio prazo,  algo em torno de 50 mil empregos. A guerra fiscal, ( este sim um assunto  que merece ser  debatido) se trava não somente entre estados nordestinos, na verdade todos os entes da federação dela participam, e de forma intensa. Na hora em que Sergipe suspendesse os incentivos, outros estados, principalmente aqui, os nossos vizinhos, Bahia e Alagoas,  ofereceriam tudo, e até mais, do que os empresários deixariam de ter em Sergipe.  Começaria uma migração de empresas aqui instaladas. Uma  Call – Center ¨, como a Alma Viva, por exemplo,  que ocupou instalações de uma fábrica falida,  e ali rapidamente pôs a funcionar o seu sistema que atende a bancos, a cartões de crédito, a  variadas empresas, gerando a curto prazo mais de 4 mil empregos, aqui não estaria, se não houvesse incentivos. Recentemente, duas grandes empresas  há algum tempo instaladas em Sergipe, quase se transferem para outros estados, porque lá eles ofereciam maiores vantagens. Poderá esse sistema como hoje é praticado,não ser o  hoje o melhor modelo,  mas é ele que está em vigor, e fora dele não há como pensar em atrair novas empresas para Sergipe,  e aqui segurar as que já estão instaladas.
A JAC  Motors, uma chinesa fabricante de veículos, deverá instalar-se na Bahia.  Foi disputada por Pernambuco, Ceará, aqui no nordeste, e outros  do sul,  sudeste e centro- oeste.
Além de incentivos que incluem a montagem de parte da infra-estrutura pelo governo baiano, a JAC Motors, receberá, do fundo de desenvolvimento da Bahia, um financiamento com juros diminutos e amortização a perder de vista.   Serão mais de cem milhões de reais  . A JAC Motors vai ampliar o parque automotivo baiano, resultante de tantos e até bem generosos incentivos concedidos. Os efeitos multiplicadores gerados pelas fabricas de automóveis na Bahia, se irradiam para além do estado, e Sergipe já se beneficia com a instalação aqui da Yazaki,  multinacional japonesa, que produz em  Socorro peças,   na maior parte destinadas às fábricas da Bahia e Pernambuco.  Em Simão Dias instalou-se também uma indústria de peças. 
Sem conceder incentivos, Sergipe   teria o sucesso que vem registrando na atração de investimentos?  ( Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário