quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O PREFEITO COBRADOR DE DEFUNTOS



O PREFEITO COBRADOR DE DEFUNTOS
Chegou, por volta das 16 horas, um corpo para ser sepultado no cemitério municipal de Capela. Um homem adulto. Pela nova taxa-defunto, o de cujus, ou melhor, a família dele, teria de exibir o boleto devidamente quitado: 160 reais, é quanto paga morto adulto para se enterrar. Criança, pela lógica fúnebre do funéreo prefeito, paga taxa menor. A família do homem morto não teve dinheiro para pagar. Ficou-se a esperar para que se desse ao morto o descanso final. E nada de se conseguir o dinheiro. Na prefeitura, tentaram chamar o IML para levar o corpo, mas o homem morrera de causa natural, o IML se fazia desnecessário. Um vereador que até votara a favor da taxa-defunto, resolveu pagar do seu bolso o sepultamento. Já passava de uma da madrugada quando finalmente o corpo recebeu a ultima pá de terra.
O prefeito Ezequiel Leite inventou ainda a taxa do lixo, de 15 reais. Formou-se uma enorme confusão. A casa que não tiver quitada a taxa o lixeiro não recolhe, quem não paga, coloca o lixo na frente da casa de quem pagou, ou deixa o lixo acumulando, e assim, todos, pagando ou não pagando, sofrem com a fedentina.
O prefeito explica a sua mortal taxação, dizendo de forma contundente, simplória e fatalista: ¨Duas certezas o cidadão tem quando nasce: Uma, que morre, e a outra que vai pagar imposto ¨.
Agora, ficou pior: Em Capela se paga imposto depois de morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário