terça-feira, 2 de julho de 2013

QUANDO A BUROCRACIA FAZ VÍTIMAS



QUANDO A BUROCRACIA FAZ VÍTIMAS
 No governo de um daqueles generais que viraram presidentes eleitos pelos quarteis, houve, sem duvidas, muitas ações administrativas positivas. Uma delas foi a desburocratização.   Criou-seum Ministério especifico e temporário, o  da Desburocratização, comandado pelo competentíssimo Hélio Beltrão. Ao fim da sua tarefa, a máquina estatal estava bem mais leve e desemperrada. Suprimiram-se anacrônicos procedimentos, reduziu-se o gasto de tempo e papel. Nas repartições públicas quase sumiu o som repetitivo dos carimbos sobre a papelada.
Mas, a burocracia é um cancro resistente, e foi voltando. Agora, assume proporções absurdas. Até os organismos criados para o combate à corrupção, apegaram-se a uma burocracia sobretudo desinteligente, que faz o inverso do que deveria fazer, e até realimenta a corrupção.
Há, aqui em Sergipe, um caso que pode ser o paradigma da estupidez burocrática. Tentemos resumi-lo:De 98 a 99  houve  uma seca pior do que esta mais recente. Naquele tempo não havia a rede social criada por Lula, fortalecida por Dilma, que evita a fome entre os flagelados. As ruas de Aracaju andavam repletas de sertanejos reduzidos à condição de esmoleres, o que agora não mais acontece. Jorge Araujo era o Secretário da Agricultura. 30 municípios estavam em situação de emergência. A SUDENE criou uma bolsa de emergência no valor de 48 reais para sertanejos postos a trabalhar nas frentes. O governo federal entrava com36 reais , e o estado com 12. Não houve condições para a contrapartida do estado, e então, Jorge determinou que fosse efetuado o pagamento dos 36 reais, inclusive ao município de Canindé,que atrasara o pedido de reconhecimento da emergência, o que depois ocorreu.
Agora,os sempre improdutivos edeploravelmente insensatos burocratas da SUDENE, uma sigla que tornou-se sinônimo de inutilidade, resolveram processar Jorge . Querem que ele devolva os 36 reais pagos a cada trabalhador, embora o pagamento tenha sido atestado pela própria SUDENE, isso, porque faltaram os 12, que caberiam ao estado de Sergipe. E querem, mais ainda, que Jorge seja condenado a pagar a verba destinada a Canindé, porque o reconhecimento pelo governo federal foi feito depois da liberação dos recursos.
A burocracia brasileira entronizou o absurdo.

PARA QUE O POVO DIGA O QUE QUER,PLEBISCITO JÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário