terça-feira, 2 de julho de 2013

SALVARAS NASCENTES E AS MATAS



SALVARAS NASCENTES E AS MATAS
Faz coisa de uns 10 anos,um grupo de promotores,  enxadas nas mãos, andava a plantar árvores pelas margens dos rios sertanejos. À frente da turma participante do mutirão estava o Procurador- Chefe do Ministério Público,Iroito Dória Leó. O simbolismo dos homens de ternos pretos fazendo um trabalho braçal ( havia promotoras também, hoje maioria no MP))   despertava mais ainda as atenções para um problema  que começava a entrar na pauta dos assuntos prioritários. Desde então, o MP assumiu a liderança das ações ambientais. Agora, a Promotora Alana  Soares Costa, diretora do Centro de Apoio Operacional  ao rio São Francisco e às nascentes, lança o projeto de recuperação das nascentes. Vai fazer junto com a Prefeitura de Canindé uma ação destinada a preservar as nascentes naquele município. Será uma experiência piloto para ser replicada depois por todo o estado. No sertão, onde a água é bem precioso, dizem os sertanejos que os ¨olhos d`´agua ¨ se misturam com as raízes das árvores. Mas,a devastação da caatinga ameaça as nascentes, os ¨olhos d`´agua¨, parceiros das raízes. Na ocasião, foi exibido um vídeo das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Extrema, município do sul de Minas. Sobre ele falou com entusiasmo o promotor Jose Rony Almeida, um ambientalista militante.
Firmou-se o termo de ajuste e a promotora Alana, anunciou uma série de ações práticas a partir do bom entendimento com o prefeito Heleno Silva, que deu a responsabilidade pelo projeto conjunto com o MP a uma nova Secretaria que reúne,  de forma virtuosa, duas preocupações: água e meio ambiente. Heráclito Oliveira Azevedo, o secretário, já havia articulado a reunião para assinatura do termo de ajuste.
 Existem, surpreendentemente, na aridez aparente de Canindé, cerca de 30nascentes, 18 delas jágeo-referenciadas  pelo Instituto Vida Ativa, que  participa  com a responsabilidade de fornecer as mudas de árvores a serem plantadas em torno dos olhos d`água.Presentes à reunião o representante da Secretaria do Meio Ambiente,   biólogo Elísio Marinho dos Santos Neto, que deu apoio à iniciativa do MP, e o procurador do município de Canindé, Manoel Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário