segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O TREM BALA E O NOSSO MARIA FUMAÇA ( final)


Os trilhos que nos restam são ainda dos tempos do Maria Fumaça. Naquela época,  vagões do comboio da Leste que chegava de Propriá, eram semanalmente alugados por uma  mulher conhecida como  Samaria dos  Cavalos, talvez uma corruptela de Sinhá Maria dos Cavalos. Ela fora artesã, produzindo principalmente cavalinhos de barro. Depois,  tornou-se  ¨atravessadora , ¨ comprava toda a produção de Carrapicho; cavalinhos, bonecos, potes, moringas, cuscuzeiros, chaleiras, vasilhames.   Colocava  tudo  no trem das sextas-feiras que levava o seu nome, e trazia  a carga para Aracaju,  para  revende-la aos comerciantes do Mercado Municipal, quase no centro da cidade e onde havia a estação da Leste.
Hoje, há um enorme potencial de cargas a serem transportadas, há uma enorme possibilidade de novas cargas surgirem, caso aqueles trilhos por onde correram os trens de Samaria dos Cavalos vierem a ser modernizados, para que por eles passem   milhares de toneladas geradas nas minas, ou fabricadas nas indústrias sergipanas.
O Projeto Carnalita deverá ser posto em execução apesar dos óbices ainda existentes,  apesar dos cortes no orçamento da Vale, que foram mais direcionados aos projetos de siderúrgicas. A produção de amônia e ureia deverá crescer, também são imensas as perspectivas de petróleo e gás no mar,  na área  do pré-sal. O polo cimenteiro está sendo ampliado, o mesmo acontecerá com o polo de fertilizantes.  Novas montadoras de veículos serão instaladas no nordeste, na Bahia, em Pernambuco. Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, terão de ter um trecho de linha férrea ligando-as,  conectando-se também com a ferrovia  trans-nordestina.   O transporte rodoviário  e as péssimas estradas,  cada vez mais encarecem o Custo Brasil. Os quatro estados precisam trabalhar em conjunto para exigirem que a Ferrovia Atlântica, finalmente, cumpra a promessa de modernizar ou construir novas ferrovias.
Para aliviar o tumultuário transito aracajuano, o transporte de passageiros por via férrea  seria uma boa saída. O prefeito Edvaldo Nogueira andou anunciando um trem leve que utilizaria  a ferrovia, assim mesmo, com a bitola estreita dos Maria Fumaça,  para levar passageiros entre Aracaju, Socorro e São Cristovão.  Parece que a indiferente Atlantica nem ouviu o que o prefeito falava.
Enquanto São Paulo e Rio ganham um dispendioso e desnecessário Trem Bala, por aqui, nós andamos com saudades  do pachorrento Maria Fumaça, um trem tartaruga.

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