domingo, 21 de agosto de 2011

QUANDO A JUSTIÇA ESMAGAVA TESTÍCULOS


O incansável pesquisador, desbravador da História de Sergipe e do Brasil, Luiz Fernando Ribeiro Soutelo encontrou  uma preciosidade.  É a sentença de um Juiz que condena  à castração por esmagamento dos testículos um individuo que tentou estuprar uma mulher.  O episódio ocorreu na cidade sergipana de Porto da Folha no ano de 1833.
Transcrevemos a sentença que Soutelo nos enviou, conservando a ortografia original:
¨O adjunto de promotor público, representando contra o cabra Manuel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant`Ana quando a mulher de Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava de em uma moita de mato, sahiu  della de supetão
 e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recusasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitando-a no chão deixando as encomendas della de fora  e ao Deus dará. Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo dela Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante. Dizem as leises  que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio  do sucesso faz prova.
CONSIDERO
Que o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Chico Bento para conxambrar com ela e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque  casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana;
QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante  debochado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas tanto que quis também fazer conxambrar com a Quiéria e Clarinha, moças donzelas;  QUE Manoel Duda é um sujeito perigoso e que não tiver uma cousa que não atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.
CONDENO
 O cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez  à mulher do Xico  Bento, a ser  CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa.
Nomeio carrasco o carcereiro
 Cumpra-se e apregue-se editais nos lugares públicos
Manoel Fernandes dos Santos
 Juiz de Direito da Villa de Porto da Folha Sergipe, 15 de outubro de 1833..

Nenhum comentário:

Postar um comentário