segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O SENADOR VALADARES E O¨ COVARDE ¨ BELIVALDO



O SENADOR VALADARES E
 O¨ COVARDE  ¨ BELIVALDO
O exercício alongado do poderas vezes afeta, ou deforma o comportamento dos que percorrem, ao longo da vida, a sensível trilha que conduz  aos locais onde se encastelam o mando, a influencia, o prestígio, e muitas vezes até a vaidade e a arrogância.
O senador Valadares há mais de cinquenta anos percorre a trilha do poder. E sempre o fez com responsabilidade e elegância.
Mas ninguém é absolutamente imune à tentação de enxergar o mundo girando em torno do próprio umbigo, e assim,em algum momento, sente-se dono da verdade,  senhor da razão.
Talvez, num desses momentos em que o ego se soprepõe,e paira acima do comedimento e da civilidade,  o senador Valadares se tenha tornado irreconhecível, pela deselegância e odiosidade como se referiu a Belivaldo Chagas. Por que motivo Belivaldo Chagas seria ¨covarde e traidor ¨? Por não ter acompanhado o senador na sua surpreendente marcha para acomodar-se, agora, no terreiro onde canta de galo o homem de negócios, dublê de politico,EdivanAmorim ?
Belivaldo antes advertiusobre  as consequências de uma aliança exatamente com Edivan.
Por ser amigo e aliado de Valadares,Belivaldo deixou de ser Conselheiro do Tribunal de Contas, em consequência das manobras que fez Edivan na Assembléia Legislativa.
 A bem sucedida e em alguns aspectos exemplar carreira política do veterano senador Valadares, é pontilhada por esses episódios em que a volubilidade transforma amor em ódio, ou vice – versa.  Aconteceu comAugusto Franco, com João Alves, para citar apenas os  que mais repercutiram pela dimensão dos protagonistas. Com Jackson BarretoValadares tem tido uma sucessão de amor e ódio misturando-se ao longo do tempo.  Jackson foi posto para fora da Prefeitura de Aracaju por decisão inédita daAssembléia, na qual Valadares, governador, tinha  folgada maioria. Dos crimes de que foi acusado no desenrolar da manobra, diríamos, até traiçoeira, Jackson foi absolvido depois, emsucessivas decisões judiciais. Voltou a ser prefeito, mais uma vez eleito pelo povo.
 Mas ninguém esqueceu que Jackson tinha sido decisivo para a eleição de Valadares ao governo,levando –o a vencer em Aracaju. Depois, houve vários outros episódios semelhantes, como o apoio que recebeu deLula para tornar-se Senador, também de Déda, de Jackson, de Edvaldo, e em seguida trocou de posição, tornando-se critico ferrenho do esquema de poder ao qual pertenceu, e dele participou, ocupando disputadíssimos espaços na administração federal e estadual, desde o inicio dos governos de Lula , de Dilma, de Déda, de Jackson.
Valadares Filhorecebeu em 2012 o apoio de Jackson e  do então prefeito Edvaldo Nogueira, quando concorreu à Prefeitura de Aracaju.   Seus comícios eram animados pela militância petista.  Tanto Valadares pai, como Valadares Filho, compartilhavam, entusiasmados,do esfuziante    agitar das bandeiras vermelhas do PT. Seus alvos então eram o PSC de Edivan Amorim e André Moura. Se os dois, pai e filho, hoje amarelaram suas bandeiras,aderiram aos adversários de ontem, ninguém terá o direito de classificá-los como traidores ou covardes, porque a  nossa politica, infelizmente, não é o exato  terreno onde florescem a coerência e a convicção, muito menos a lealdade, ou, até mesmo, aqueles comezinhos valores, tão caros às pessoas comuns, desacostumadas com atitudes que lhes parecem estranhas.
E essaspessoas assim, tão surpreendidas com a dureza dos termos usados pelo senador Valadares contra seu amigo Belivaldo, ficam a se perguntar: Por que ele o chamou de ¨traidor e covarde ¨ ? Seria porqueBelivaldo permaneceu, exatamente, no lugar onde foi colocado pelo próprio senadorValadares ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário