segunda-feira, 10 de outubro de 2016

AS VAQUEJADAS O STF E O ¨PORROTE¨ DE LARANJEIRAS




AS VAQUEJADAS O STF E O
¨PORROTE¨ DE LARANJEIRAS
O Supremo Tribunal Federal acaba de tornar ilegais as vaquejadas tão nordestinas.  Os conspícuos ministros, guardiães zelosos da nossa Carta Magna ,  decidiram, por maioria apertada de votos, que é inconstitucional o mais popular esporte dos nordestinos.
Um deles afirmou que a vaquejada faz com que o animal seja tratado como coisa.
 Cavalos, vaqueiros e bois correndo nos parques de vaquejada afrontam a Constituição da República Federativado Brasil, aquela que o valoroso Ulisses Guimarães  que estaria agora completando cem anos, anunciou, orgulhosamente, como o supremo documento de afirmação da nossa cidadania. Nem imaginariam certamente, os constituintes, que um dia o texto que escreveram tão afanosamente iria ser aplicado em desfavor do mais popular esporte nordestino , também uma dinâmica  atividade econômica,  que gera  renda e empregos, seguramente muito mais do que o futebol.
Seguindo-se o raciocínio tão politicamente correto, teríamos, urgentemente, de mudar radicalmente o mundo, que é um gigantesco matadouro. São milhões de animais, bois, cabras, carneiros, cavalos, porcos, para só falar em quadrúpedes mortos todos os dias ,sacrificados como coisas, para saciarem a fome de sete bilhões de bocas.
Seria imprescindível também impedir que pessoas montemcavalos, burros, jegues, elefantes, camelos , ou que esses animais tracionem carroças, carreguem cargas nos seus lombos, frequentemente chicoteados ou esporeados.
Seguindo o mesmo raciocínio, teriam de ser fechados os hipódromos, banida a arte da equitação, os torneios  hípicos, porque cavalos  são tratados como coisas.
 E os rodeios do centro- oeste, do sudeste, como é que ficam?
Por falar em animaisque  devem merecer o manto de proteção da nossa Suprema Corte vale lembrar de uma das estórias pitorescas da tão singular cidade de Laranjeiras. Esses episódioslaranjeirenses quando contados pelo intelectual, médico e ex-senador Chico Rolemberg , ou pelo seu irmão, ex-prefeito, Conselheiro aposentado, também ex-senador, Heráclito Rolemberg, ganham sabor especial, como aquele,  envolvendo uma vaca morta de estresse de tanto receber porrotes. O que vem a ser porrote ? Explicamos: É um som bem assemelhado ao de um indiscretamente ruidoso flato, produzido com a mão colocada verticalmente no meio do rosto, ficandoaquela comissura que une o dedo  polegar  ao indicador ao alcance da boca para que coladinho a ele se faça um forte sopro. Sai então o porrote .  Oslaranjeirenses teriam se especializado em atormentar, com porrotes, vacas incomodas que passeavam pelas ruas da cidade histórica.
Depois dessa exdrúxula tola e perniciosa decisão, a nossa Corte Suprema não estaria a merecer porrotes ?
Os certamente desocupados Procuradores Federais do Ceará, que impetraram a ação e venceram, nem imaginam o tumulto e o gigantismo da insatisfação, e dos prejuízosque causaram. Continuem assim, desarrumando atividades econômicas, e brevemente estarão a reclamar pelo atraso nos seus salários.
Porrotes neles......

Nenhum comentário:

Postar um comentário