sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A MEMÓRIA DE SERGIPANOS QUE DEVEM SER LEMBRADOS

Felizmente, já incorporado aos nossos  salutares costumes,  está aquele, de honrar a memória de sergipanos, cujas vidas foram exemplares. Agora são comemorados dois centenários: o de Manoel Cabral Machado,  e o do empresário Jose Arivaldo Prudente, Zeca Prudente. O professor, deputado, conselheiro, vice – governador Cabral Machado,  dedicou sua vida ao exercício de cargos públicos e isso correspondia à prática  ininterrupta das suas convicções baseadas na crença no Direito, na democracia , no progresso , e na força construtiva da  fé cristã. Juntaram-se nas homenagens a Cabral, o Tribunal de Contas e a Assembleia Legislativa. 

No TC o presidente Clóvis Barbosa  promoveu eventos, publicou livros. Na Assembleia foi lembrada a figura do parlamentar combativo. Naquela ocasião, tão valorizada pelo presidente Luciano Bispo, o filho do homenageado, professor Odilon Cabral, êmulo, (ou seria clone?) do pai,  em cultura e eloquência, falou,  fez  referencias e rememorou episódios,  entre eles, o golpe civil militar de 64. Odilon fez justiça ao pai, acentuando o papel conciliador que ele desempenhou como Secretário da Educação,  um dos mais próximos auxiliares do governador Celso Carvalho, que, num período de grandes turbulências político-militares, evitou  radicalismos.
 
Já a família de Zeca Prudente fez a ele a singela homenagem do afeto que se junta à saudade. Prudente morreu nonagenário. Sua vida foi  exemplo de correção na atividade empresarial,  de presença solidária e construtiva na sociedade, e de leal dedicação aos amigos. Quando  aconteceu   o Crime da Rua de  Campos, Zeca  teve a coragem de discordar da voz popular e do ódio pré-fabricado, do julgamento prévio. Entre os réus, o coronel Afonso Ferreira, que era seu amigo, e ele acreditava na sua inocência. Isso lhe causou dissabores, inclusive, com reflexo na sua atividade comercial.

Os filhos de Zeca, que dele tanto se orgulham, mandam celebrar neste domingo uma missa às 19,30 horas na Igreja de São Pedro e São Paulo na 13 de julho. Casado com Lúcia, amor de toda a sua vida, tiveram os filhos: Joseluci, coronel R/1 do Exército, Conceição, médica  cardiologista, Jorge, empresário, Ilza, médica ginecologista, Tereza, pedagoga, e Ana, médica anestesiologista. Zeca e Lúcia dedicaram-se a essa família e a fizeram exemplar.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário