terça-feira, 13 de setembro de 2016

O RETORNO DE LUCIANO BISPO



O RETORNO DE LUCIANO BISPO
 Sentença proferida tantos anos depois,aplicada numa situação absolutamente diversa daquela em que os supostos crimes teriam ocorrido,   ainda mais com uma dosimetria desproporcional, dada às novas circunstancias vigentes,  não deixa de gerar um  sentimento de  duvidas.  Isso foi exatamente o que aconteceu com o deputado Luciano Bispo, ao ser condenado à perda do mandato , à perda da condição de presidente do Poder legislativo sergipano, já reeleito para novo mandato, e ainda mais à suspensão dos seus diretos políticos. Ele seria ,assim, quadruplamente castigado, tendo invalidadas  três  eleições: a direta,em que conquistou o mandato ,  as indiretas na qual foi eleito quase pela unanimidade dos seus pares, e da mesma forma ,já  reeleito para  novo mandato a partir de 2017. Ouseja , invalidava-se, também,  via Justiça Eleitoral , duas decisões soberanas  do Poder Legislativo o  sergipano.  O que seria, no mínimo, um menosprezo ao voto e às prerrogativas de um Poder, que é o mais legítimo entre todos, porque sustentado na soberania do voto popular , onde seus integrantes duram,  enquanto durar  a confiança que o povo neles deposita. Isso, pelo menos, éo que se esperaria  acontecer numa democracia  menos imperfeita do que a nossa.
Por unanimidade o Tribunal Superior Eleitoral revogou a decisão inicial . Luciano Bispo devereassumir na próxima terça- feira.
 Vai continuar o delicado e persistente trabalho que iniciou ,visando recuperar a imagem e a operacionalidade do Poder legislativo, e prosseguir o diálogo construtivo entre os Poderes.
 Ponto para o deputadoGaribalde Mendonça, que  exerceu a presidência com  o recato e o comedimento de quem tinha noção perfeita da  interinidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário