domingo, 17 de julho de 2016

BIOGRAFIA LEVA TEMPO PRONTUÁRIO É RÁPIDO



  BIOGRAFIA   LEVA TEMPO
 PRONTUÁRIO  É  RÁPIDO
O desembargador alagoano agora afastado, Washington Luis Damasceno Freitas custou muito a construir uma biografia.  Filho do sergipano   Rosalvo,  funcionário da Secretaria da Fazenda de Sergipe, e de  Cacilda, titular de um Cartório em Piranhas, ele nasceu na  beirada direita do Velho Chico, lá, onde o vento faz a curva.  Maceió era longe, Aracaju um  pouco menos, e mais acessível. Para aqui vieram estudar os três filhos do casal . No curso superior tomaram  rumos e  locais diferentes: Washington Luiz formou-se em Direito na Universidade de Sergipe, Inácio fez engenharia agronômica Welington tornou-se engenheiro civil, em Alagoas e Pernambuco.  O bacharel voltou para advogar em Piranhas.   Depois, aprovado em primeiro lugar, tornou-se Promotor de Justiça em Alagoas.
Dona Cacilda era líder política na sua terra, tinha suas amizades, nas quais tradicionalmente votava. Os filhos lhe seguiram o caminho. Washington afastou-se do Ministério Público para exercer   mandatos de deputado estadual. O irmão Inácio, que agora é também bacharel em Direito e licenciado em História, ainda aluno do curso de jornalismo, elegeu-se Prefeito de Piranhas. A partir daí, tudo o que existe de desenvolvimento, de modernidade naquela cidade,  como por exemplo o turismo em ascensão, os eventos culturais, a melhoria do antes deplorável IDH , tem a marca  das ações e das idéias da família Damasceno Freitas. Por sua vez,  Welington, o engenheiro, tornou-se Prefeito de Olho D¨Agua do  Casado. Inácio foi eleito deputado estadual   vezes seguidas,  tem mandato agora, e  disputa a Prefeitura de Piranhas. As pesquisas lhe são amplamente favoráveis.  Washington Luiz, por denunciar na Assembléia certas práticas cronelísticas ,  necessitou andar protegido pela policia durante algum tempo, ameaçado de morte por um dos mais famosos coronéis alagoanos. Retornando  à Promotoria, tornou-se Procurador, e foi indicado para ocupar uma vaga  no Tribunal de Justiça que cabe ao Ministério Público. Tem 60 anos, assim, com a perspectiva de permanecer ocupando a única vaga até os 75.
Quando Washington tornou-se desembargador, a família  Damasceno Freitas já tinha uma forte influencia na política alagoana. A matriarca Cacilda participava ativamente, até ser prostrada por um AVC , por mais de 15 anos. Os filhos a levaram para Maceió e ao lado do pai  revezaram-se  ao seu lado.  
Washington não é um magistrado enclausurado nos gabinetes.  Costuma deslocar-se pelo interior, comparecer a eventos, ficar junto do povo. Isso o torna, sem duvidas, um personagem influente, que faz carrear benefícios para regiões onde o poder político algumas vezes se faz omisso ou desatento. Estaria em busca de votos  ? Mas então porque faz o mesmo do lado direito do rio, onde não tem parentes políticos, muito menos candidatos?
 Por esse  protagonismo  que exercita, agora, depois do seu afastamento, muitos se perguntam: Sem o desembargador a quem a gente vai  recorrer?
Nem todos vêm com bons olhos essas atitudes, essa forma de ser do magistrado sem poses  , que se interessa pelo que está ao seu redor. E isso o faz humano, também, humanamente com defeitos, sem duvidas.
Há fortes grupos políticos das Alagoas interessados no  aniquilamento moral de Washington Luiz, para que consumem o objetivo de vê-lo impedido de exercer uma autoridade que os incomoda.
Sem o alarde que geralmente causam  escândalos propagandeados pelas mídias, os autos da denuncia onde surgem impropriedades , contradições , dúvidas, imprecisões, também intenções mal disfarçadas, merecem ser lidos com o espírito destituído daquele  preconceito as vezes até assintomático , que se tem em relação ao nordeste.   Mais ainda ao estado das Alagoas, infelicitado por tantos erros ao longo do tempo cometidos pelas suas elites.
Quando se analisa cuidadosamente uma biografia, torna-se mais difícil aceitar a versão  dos   que pretendam colar, sobre ela, um pré-fabricado prontuário policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário