quarta-feira, 22 de junho de 2016

O ROTEIRO DAS SERRAS



O ROTEIRO DAS SERRAS
 O general Maynard foi Interventor em Sergipe, duas vezes e uma vez Senador da República.  Rebelde desde menino quando se envolveu  como cadete do Exército da sangrenta Revolta da Vacina,  ele, que participaria  de mais três rebeliões e uma Revolução, a de 1930, que o levou ao poder, costumava fazer avaliações um tanto ácidas sobre o caráter das pessoas.   Repetindo um político inglês, dizia melancólico: “Os homens são como as montanhas, de longe impressionam, de perto decepcionam”.
Tanto o general sergipano como o político inglês, salvo engano Disraeli, certamente se conformaram em contemplar ao longe ou de perto as montanhas, e não se interessaram ou se aventuraram a vencê-las.
O fascínio das montanhas reside, exatamente, no ato de percorrer as suas vertentes e chegar ao topo, onde a paisagem se oferece aos olhos, e o ar leve, translúcido, acaricia ou fustiga a pele. De cima, as desvirginadas montanhas, ou simplesmente serras, se revelam, se desnudam, na lascívia miraculosa da natureza teimosamente exuberante.
 Não só alpinistas que desafiam a verticalidade das escarpas, podem ter o prazer insólito de devassar montanhas. A escalada pode ser feita por aqueles jovens, ou idosos, que tenham o entusiasmo para superar a aspereza da subida, todavia atenuada na medida em que se ampliam os horizontes e o prazer da vista vai retemperando a exaustão do corpo.
Aqui em Sergipe, as montanhas se reduzem à modéstia das serras, e delas somos bem contemplados. Não sofremos, por isso, daquela lassidão ou ímpetos causados pela planura das paisagens, que podem ser uma chatice, como no caso holandês, ou um convite ao tropel como nos pampas do Rio Grande, do Uruguai, da Argentina. Talvez encontremos na paisagem sergipana medianamente acidentada, também uma característica do nosso caráter, sempre disposto ao meio termo, e isso denota serenidade.
Mas retornemos ao nosso assunto central que é o roteiro das serras.
Como o espaço tornou-se exíguo em face da longa digressão inicial, o roteiro propriamente dito,  apresentaremos no próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário