sábado, 11 de junho de 2016

AQUELE ¨ AH BRAZIL ! ¨ DO JORNALISTA ESTRANGEIRO



AQUELE  ¨ AH  BRAZIL ! ¨  DO
 JORNALISTA  ESTRANGEIRO
Um correspondente no Brasil do  New York Time concluiu uma matéria sobre  a prisão do    ¨ japonês   presença constante nas ações da Operação Lava a Jato, com a exclamação de espanto e ironia: Ah ! Brazil.
O Brasil efetivamente espanta. Para os estrangeiros  torna-se a própria constatação alarmante de  um país que adaptou-se ao absurdo.
Mas, convenhamos, o gringo tem toda a razão do mundo para estar espantado.
Passemos um olhar pelo cenário brasileiro:
Temos uma Presidente  da República afastada, aguardando, num palácio esvaziado, que se decida a sua sorte pelo Congresso, e reclamando porque lhe proibiram de usar avião oficial, a não ser para ir a Porto Alegre, onde mora  a sua família. Ela dedica-se, agora, a fazer comícios  para pequenos grupos que ainda a apóiam, e quer viajar de avião.
O presidente de uma das Casas Legislativas, a Câmara dos Deputados, está afastado da presidência e do mandato, por determinação do Supremo Tribunal Federal.
Continua morando numa luxuosa mansão às margens do lago Paranoá. Desfruta  as mordomias do cargo,  interfere, ostensivamente, em todas as ações da Câmara e da Presidência da República.  A mulher dele tornou-se réu na   lava jato.
O Presidente do Senado tem sobre a cabeça um pedido de prisão preventiva ao STF  feito pelo Procurador Geral da República.
 Um Senador, presidente do maior partido do país, e que está no poder,  deixou o Ministério dez dias após a posse  acossado por denuncias, e tem sua prisão preventiva também solicitada pelo Procurador .
Um ex-presidente, o primeiro que assumiu após o fim da ditadura ( 1964 -1985)   tem, contra ele, um pedido de prisão preventiva, onde se fez a ressalva de que, pela sua idade,  86 anos, deveria ficar em prisão domiciliar , usando tornozeleiras eletrônicas.
Outro ex- presidente retirado do poder através de impeachment,  agora Senador da República,  é  investigado  pelo Supremo. 
Mais um ex- presidente, que saiu do poder com  70% de aprovação, está sendo investigado pelo Ministério Público.  Foi conduzido coercitivamente para depor, e depois,  impedido pelo Supremo de assumir o cargo de Ministro  ainda no governo da presidente afastada .Sabe-se que contra ele já existiriam provas que poderiam destruir sua imagem de líder popular.
  Estão na cadeia  grandes empresários . Juntos, representam quase 20 % do  Produto Interno Bruto do país.
A recessão econômica chega aos três anos. Há 12 milhões de desempregados, um recorde de falências e encerramento de empresas. Os cofres  da União, dos estados e dos municípios  estão esvaziados. Há crise na saúde pública, na segurança, na educação. Os Deputados aprovaram, com o aval do Governo, um projeto concedendo aumento de salários a setores do funcionalismo público,  e foram criados mais 14 mil cargos efetivos. Com o efeito cascata espalhando-se pelos estados e municípios, os gastos  passarão dos cem bilhões de reais em três anos.
 No Congresso, mais de 40 % dos parlamentares respondem a processos criminais, ou estão sendo investigados. Quase o mesmo ocorre nos legislativos estaduais, nas câmaras  municipais.
Um Senador da República foi preso no exercício do cargo. Organizava uma operação clandestina para dar fuga a um delator.
Ex-senadores, ex- ministros, ex-deputados, ex-governadores, ex-prefeitos,  condenados , estão presos em Penitenciárias .
O país é recordista mundial em assassinatos, facções criminosas controlam áreas urbanas. Morrem policiais com freqüência em combates de rua.
Os brasileiros figuram no segundo lugar entre os maiores consumidores mundiais de cocaína.
O país tem a  quarta maior população carcerária do planeta.
Quarenta por cento dos brasileiros são analfabetos funcionais.
A burocracia do país está entre as mais retrogradas e ineficientes.
O brasileiro carrega uma carga de impostos absurda.
A nossa maior empresa, a PETROBRAS, foi destruída,   e hoje está beirando a falência.
 Na cidade onde será realizada a Olimpíada, hospitais, escolas,  até  institutos médico legais estão  fechando por falta de recursos.  Bandidos dominam a periferia.
Obras  públicas para a Copa do Mundo em 2014  estão ainda se arrastando, ou  foram abandonadas.
Nas grandes cidades  trabalhadores gastam  mais de quatro horas por dia no sacrificado ir e vir do trabalho.
A Nação está dividida, há uma estúpida radicalização política, conflitos nas ruas, nos parlamentos, até nas famílias. A sensatez anda escassa.
Apesar da enormidade da tragédia que nos oprime, da deplorável forma de fazer política que nos envergonha,       um coisa a que     demos o nome inteligente de ¨ jeitinho brasileiro ¨. Se não o perdermos,      o espantado correspondente do New  York Times  um dia, talvez não muito longe ,   enviará uma matéria ao seu jornal,  e   escreverá concluindo:   ¨ Ah Brazil ! What a Wonderful  Country  ¨.
Pior do que tudo seria perdermos a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário