sexta-feira, 6 de maio de 2016

A FORÇA TAREFA E O FOCO NO SEMIÁRIDO



A FORÇA TAREFA E O FOCO NO SEMIÁRIDO
No final de 2015, o governador Jackson Barreto criou um grupo de trabalho para cuidar do semiárido. Reuniu as Secretarias do Meio Ambiente, da Agricultura, a DESO, a COHIDRO, a Defesa Civil e a Assessoria do Semiárido.  Para um projeto piloto de aproveitamento de recursos hídricos foram escolhidos os municípios de Canindé e Poço Redondo.
Em Junho a Força Tarefa do semiárido, levará ao governador um relatório das atividades. Serão vários poços produzindo água doce ou moderadamente salinizada, com bombeamento por energia solar, cata-ventos ou eletricidade. Nos locais com disponibilidade de água haverá financiamento do BANESE para núcleos de pecuária leiteira. Em Poço Redondo está funcionando um dessalinizador na comunidade Serra da Guia.
Com a interveniência do engenheiro e ambientalista Ailton Francisco da Rocha se fez uma aproximação com o professor Padilha. Ele desenvolve em Afogados da Ingazeira (PE) um projeto de armazenamento de água da chuva no subsolo através de barragens rústicas de pedras sobrepostas, que fazem a contenção temporária de rios intermitentes, quando ocorrem as chuvas.  Na prática os resultados são excelentes. Essa experiência será trazida a Sergipe.
Da visita que fez o Vice Governador Belivaldo Chagas ao Grupamento de Engenharia do Exército em João Pessoa, resultará a participação daquela unidade em projetos no semiárido.
Em Junho a Força tarefa inicia um programa de plantio, utilizando mudas que serão doadas pelo Instituto Vida Ativa,  sediado em  Canindé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário