sábado, 13 de fevereiro de 2016

A GARANTIA DA ÁGUA NO SERTÃO



A GARANTIA DA
ÁGUA NO SERTÃO
Nessa quarta-feira  dia 17 à tarde o dessalinizador instalado na comunidade da Serra da Guia em Poço Redondo vai finalmente ser posto a funcionar. Houve problemas no dia da inauguração em janeiro, por conta de uma rede elétrica inapropriada. Mas agora Olivier, o Secretario do Meio Ambiente, garante que o aparelho funcionará bem e terá a manutenção assegurada por técnicos que já receberam o treinamento necessário. O dessalinizador será usado apenas para fornecer água potável à comunidade da Serra da Guia, um povoado com mais de  300  habitantes, que se destaca pela infraestrutura  ali instalada. Tudo é o resultado do trabalho  de liderança comunitária desenvolvido pela parteira e fitoterapeuta  Zefa da Guia, a Madrinha Zefa.
No maciço da Serra da Guia, onde está a montanha mais alta de Sergipe, a comunidade é orientada pela madrinha Zefa a viver em harmonia com a natureza. O povoado ganha agora a sustentação hídrica de que tanto carecia. Há quinze anos, no governo de Albano, o pastor Heleno que era Secretário da Agricultura construiu um açude. Depois, Déda levou outros melhoramentos, como escola, calçamento, agora, Jackson instala o dessalinizador e põe a funcionar mais dois poços artesianos, que fornecerão água para os animais e para uso doméstico. Para a perenização  do açude, agora cheio, está contribuindo uma nascente no trecho médio da serra, cuja água desce por gravidade , inclusive nos períodos de maior estiagem. Essas ultimas obras hídricas resultam das ações desenvolvidas pela Força Tarefa criada pelo governador Jackson, para desenvolver um plano piloto de segurança hídrica no semiárido, inicialmente nos municípios de Canindé e Poço Redondo. A Força Tarefa coordenada pelo engenheiro Carlos Melo é formada pela DESO, COHIDRO e Secretarias da Agricultura e Meio Ambiente.
Nos próximos dias 21, 22 , 23, realiza-se no auditório da CODISE o Encontro de Recursos Hídricos, coordenado pelo geógrafo Ailton Rocha. O especialista em semiárido Jose Artur Padilha, fará  uma palestra no dia 22 à tarde.
UMA AULA SOBRE
ÁGUA NO SERTÃO
A ALGAROBA E
O SEMIÁRIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário