sábado, 30 de janeiro de 2016

QUAIS SÃO AS SETE PRAGAS DO BRASIL



QUAIS SÃO AS SETE
PRAGAS DO BRASIL
Joaci Góes é filho do patriarca fundador da construtora Góis Cohabita. Seu João passou dos cem anos bem saudável com a sua “rigorosa” dieta diária de carne do sol do sertão, de preferência gordurosa. Ele era empresário e também rigorosamente cristão, confissão evangélica, além disso, foi, sobretudo, poeticamente sertanejo, tendo a vista espalhada ao mundo. Recolhia-se sempre ao Mar de Espanha, a assim por ele denominada fazenda encravada nas caatingas baianas, de onde certamente avistava as caravelas saindo e voltando dos novos mundos.
Tendo todo esse substrato genético, Joaci não poderia deixar de ser um ser humano especial, mesmo porque é também irmão de Julival, um empresário baianamente tranqüilo que colocou como dístico filosófico num dos seus hotéis a frase inspiradora de imensos e producentes efeitos: “Comoé bom não fazer nada e depois descansar”.  Domenico de Masi, aquele do ócio criativo, lhe conferiria uma medalha. Julival, navegador de improvisos, fazia até bem pouco tempo a festa baiano-sergipana dos velejadores retardatários da regata Recife-Noronha.
Joaci foi político, deputado federal na trincheira sempre expugnada das oposições em tempos de ditadura. Chegou-se até a cogitar no seu nome para ser governador da Bahia, quando voltaram as eleições diretas nos estados. Ele ousava enfrentar o tido como inexpugnável grande babalorixá baiano ACM. No seu jornal, Tribuna da Bahia, a oposição baiana cutucava os generais e lutava por espaços no imenso terreiro baiano onde o temido babalorixá, espalhava e fazia valer o seu poder, quase incontestado.
Joaci é um intelectual da mais virtuosa cepa baiana. Polemico, inquiridor, disseminador de ideia se intolerante com os preconceitos, e burrices várias. Com essas credenciais ingressou na Academia Baiana de Letras. Tem a seu crédito quatro livros publicados: Anatomia do Ódio,A Inveja Nossa de Cada Dia, A Forçada Vocação e, o mais recente:As Sete Pragas do Brasil Moderno, prefaciado pelo ex- ministro Carlos Ayres de Britto, primorosamente, aliás, como tudo o que ele escreve.
Depois defalar sobre as qualidades humanas e intelectuais do autor, pouco nos resta a comentar sobre o livro, bastando dizer que é essencial na biblioteca de quem pensa e se preocupa com a trajetória tão sinuosa desta nossa Terra de Santa Cruz.
PS- Joaci, quando deputado, participou da elaboração do Código de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário