sábado, 17 de outubro de 2015

O BONECO CARICATO E A CARICATURA DA POLÍTICA

O BONECO  CARICATO E A
CARICATURA DA POLÍTICA
 Contaminada pelo que de pior existe em termos de  insensatez, odiosidade, vícios,    chantagem,mentira, intolerância ,  desrespeito ao povo e ao interesse publico, a política brasileira é hoje  apenas uma caricatura daquilo que se esperaria que fosse.
Fernando Henrique Cardoso, sociólogo e pensador, quando era presidente em 1996 foi aos Estados Unidos e fez uma conferencia na Universidade de Stanford, depois publicada nos cadernos Ideias e Debates pelo Instituto Teotonio Vilela, mantido pelo PSDB, sob o título: Elogio da Arte da Política.
Desse ensaio  de FHC, retiramos o trecho:  ¨A negociação é uma arte fundamental na política.  Ela decorre da tolerância da aceitação genuinamente democrática das diferenças da pluralidade; e também da idéia de que o debate alcança suas conclusões racionalmente, pela construção de um consenso. É através da negociação que podemos superar as dicotomias que o tempo desgastou – conceitos tais como ¨esquerda ¨,  ¨direita ,  ¨progressista ¨  e  ¨ reacionário ¨. Só através da negociação poderemos promover as medidas que são tão necessárias para alcançar o desenvolvimento com justiça ¨ .
O processo de degeneração política que vivemos levou de roldão as idéias consubstanciadas no programa  de um partido  que já foi porta- bandeira da  concepção social- democrata, uma visão política  moderna.
Pois esse mesmo PSDB em Sergipe tornou-se agora um grupelho dominado pela intolerância,  e se comporta de forma  ranzinza, tacanha, tentando ressuscitar velhos e artificiais antagonismos.  No boneco grotesco  enorme coisa inflável colocado sem autorização num espaço público, simbolizando a presidente Dilma, havia uma espécie de pedestal bifronte onde aparecia a palavra Cuba, em outro local a palavra Impeachment. Usando  cartazes  soltando gritos e fazendo gestos, os jovens   tomando conta do boneco pediam  que os motoristas  buzinassem muito,  demonstrando apoio à deposição de Dilma.
Poucos atendiam aos pedidos. Não se quer dizer com isso que a grande maioria silenciosa estivesse satisfeita  aprovando Dilma e o seu partido. Em Aracaju a reprovação à presidente e ao PT está  acima dos 70 %.
Se poucos buzinavam, era porque bonecos caricatos e ações  desastradas ofendem a inteligência  das pessoas. A alusão à Cuba é o retorno aquela estupidez por tanto tempo cultivada pelos que criavam o falso  cenário maniqueísta,   marca do atraso da nossa forma de conduzir a política, deixando que o  diálogo fosse substituído pelos gritos de guerra da irracionalidade.
O PSDB em Sergipe já  foi um partido civilizado, onde havia a elegância  e também a plena aceitação das divergências e do pluralismo,  comportamento sem o qual um partido político  é apenas um bando ululante e irracional de trogloditas furiosos.

No  comando do PSDB já estiveram   Albano Franco, Jose Carlos Machado, Roberto Gois, políticos destituídos de rancor . Agora , os Pitt -buls entram em cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário