sábado, 17 de outubro de 2015

EDUCAÇÃO, AINDA QUE TARDIA ( 1 )

EDUCAÇÃO,  AINDA QUE TARDIA ( 1 )
 ¨ Liberdade, ainda que tardia ¨  foi  o lema da Inconfidência Mineira, todavia em latim, no século 18, quando  a parcela ínfima da população que tinha o privilégio de freqüentar  escolas  dali  saia com um bom conhecimento da língua portuguesa ,   do latim,  de aritmética, álgebra e geometria.
 Dois séculos depois, agora, todos têm acesso à escola pública  mas, dos que concluem o curso fundamental  30% não fazem a passagem para o segundo grau, e dos que prosseguem ou ficam pelo caminho, quase 30 % mal sabem ler e não 
conseguem elaborar as 4 operações .
Em Sergipe  esse  verdadeiro descalabro é bem pior.
A revelação dos números desenxabidos da nossa educação pública,  e também o projeto para fazê-los menos decepcionantes, foi feita quarta – feira dia 16 pelo  professor doutor em Educação, o Secretário Jorge Carvalho, em almoço com jornalistas , professores e pedagogos.
Sem ter coragem moral, competência técnica, responsabilidade social e política, ninguém se atreveria  como o fez Jorge Carvalho, a  desenhar, publicamente, o perfil realista   da nossa educação pública. Em nenhum momento o Secretário deixou que o pessimismo contagiasse o seu discurso realisticamente elaborado.
 Sergipe, na avaliação nacional da eficiência  da escola, ocupa um dos últimos lugares.  A evasão e a repetência correm paralelas, numa estatística frustrante, enquanto o orçamento da educação é consumido quase inteiramente pelo pagamento de salários, e só restam 2 % para investimentos, mas, nas escolas estaduais funciona um gigantesco ¨ restaurante ¨ que serve cerca de 150 mil refeições por dia. Entre a escola e a cozinha houve a opção pela licitação para escolha da  empresa que se encarregará de encher o prato.
O número de analfabetos em Sergipe é superior à media brasileira.   Sem uma mudança nos cursos de alfabetização, os números tendem a piorar, e dentro de uns 5 anos, a continuar no mesmo ritmo, Sergipe será campeão  brasileiro de analfabetismo. Título mais deprimente não poderia existir.
O projeto quadrienal para reformar e dar eficácia à rede escolar, já aprovado pela Assembléia, começa a ser posto em prática.
Diante do diagnóstico apavorante, o plano Sergipe Educa Mais,é uma espécie de dístico que poderia parodiar o lema da inconfidência, tornando-se: Educação Ainda Que Tardia. O plano é a prioridade absoluta do governador   Jackson Barreto, que o acompanhou passo a passo.  Seguramente,  é  o melhor conjunto de idéias já apresentado em Sergipe para reverter as expectativas e energizar a batalha coletiva pela educação eficiente.

O  Sergipe Educa Mais pela sua abrangência e importância estratégica para o nosso futuro não pode ser assunto exclusivo do Governo do Estado. Ele terá de ser, principalmente, um objetivo da sociedade sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário