sábado, 5 de setembro de 2015

O ROMBO QUE FAZ O ESTADO QUEBRAR

O ROMBO QUE FAZ
O ESTADO QUEBRAR
Em 2006, uma liminar do STF atendendo a uma ação movida pelo SINDIFISCO, suspendeu as contribuições, e assim acabou-se  o FUNASERP, - Fundo de Aposentadoria do Servidor Estatutário do Estado de Sergipe- que fora criado sete anos antes, no segundo governo de Albano Franco. Nesse período, o Fundo já tinha em caixa  46 milhões de reais, resultantes das contribuições dos três poderes e dos servidores, Cálculos atuariais demonstravam que sem o FUNASERP, em menos de dez anos a previdência estaria falida, ou faria detonar as contas públicas, inviabilizando o estado. Foi exatamente o que aconteceu. O governo devolveu aos servidores forçado por decisão judicial, os recursos capitalizados pelo Fundo , o que foi feito em duas parcelas. Assim, exauriram-se ainda mais os cofres públicos. A bomba não tardaria a estourar.  Em 2013 o déficit foi de 623  milhões. Este ano será de 900 milhões. Ano que vem, deverá chegar a um bilhão e duzentos milhões. É um monumental crescimento de mais de 20 %  ao ano , contrastando com a minguante evolução da receita  estadual em tempos de crise aguda. Para tapar esse assustador rombo, o governo terá de aumentar impostos, o que será intolerável, ou atrasar salários e outros compromissos, o que será desastroso.
Em 2012 o governo federal criou o FUNPRESP,  quase uma réplica em escala  maior do que fora feito pioneiramente em Sergipe, mais de dez anos antes, e inviabilizado por decisões insensatas da Justiça.
Caiu, no colo de Jackson Barreto, a explosiva situação, e o governo   estuda agora a recriação do Fundo, baseando-se em estudos técnico-atuariais elaborados por uma equipe técnica de alto nível.

Sem este novo Fundo não há perspectiva de solução para a quebradeira que Sergipe atravessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário