sábado, 29 de agosto de 2015

A EXPEDIÇÃO SERIGY ACHANDO ESPERANÇA




A EXPEDIÇÃO SERIGY
ACHANDO ESPERANÇA
 A Expedição Serigy foi  idéia do professor Jorge Carvalho, do médico Samarone, do professor Luciano Correia, do ambientalista Tonho Leite,              da empresária Acácia, do técnico agrícola João Brasileiro,  e tantos outros aderiram. Começaram as caminhadas em busca de nascentes, do curso de rios, das grimpas e fraldas de serras, de  biomas ameaçados. A trilha tornou-se um exercício peripatético,   como ensinou Aristóteles, de aprender, ensinar, experimentar, ver, observar, descobrir, sempre em movimento, dando asas ao  pensamento e rigidez ao corpo.  Semana  passada, saiu-se em busca  das nascentes e do curso revoluteante  do rio Jacarecica, que vai driblando  serras à cata de planícies.  Há trilheiros  de diversas idades  e ocupações . Há  um gemólogo que é também chef, o francês  brasileiríssimo Jean. Semana passada, iniciou-se no grupo o engenheiro Luiz Eduardo Magalhães. Aos 76, arrebatou o decanato de um homônimo.
O café da manhã, onde constavam soberbos manauês, foi na casa rodeada de florestas de Salomão Floresta,  conservacionista que faz jus ao nome .
Muito se caminhou   e se fizeram paradas.  No perímetro irrigado Jacarecica, constatou-se o surgimento de uma produtiva comunidade de pequenos agricultores, agora, gente de classe média. Depois, na visita ao Lar Cidade de  Deus, que abriga com dignidade e carinho 74 velhinhos, a outra constatação   do trabalho  solidário da comunidade católica de Itabaiana,  da rede de proteção à obra social, criada entre o empresariado do município. Os irmãos Peixoto, empresários  da área de supermercados e shoppings, suprem as dispensas e frigoríficos do Lar com os alimentos necessários.
Encontrar sinais da solidariedade humana é um dos objetivos da Expedição Serigy, formada por gente que também busca preservar  as nascentes  da esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário