sábado, 27 de junho de 2015

AS COMITIVAS DE AÉCIO E REQUIÃO



AS COMITIVAS DE
AÉCIO E REQUIÃO
Essas duas comitivas de  senadores da república que foram à complicadíssima Venezuela interceder pela liberdade de presos políticos, demonstraram, de um lado, a sensatez de quem viajou para conhecer efetivamente  os dois lados do problema, do outro,  o vedetismo daqueles que apenas queriam a luz dos holofotes sobre eles. Uma, foi a caravana do senador Aécio, o  trêfego rapaz que encontrou uma brecha  no vácuo de liderança em que vive o país, para aparecer vestindo uma roupagem de estadista que absolutamente não lhe cabe. Nesse caso, a genética lhe foi inútil.
 A outra caravana, sem alardes ou sensacionalismo, chefiada pelo senador Requião, foi ao cerne do problema. Ouviu a todos, dialogou nas ruas, não chegou com a deliberada intenção de se fazer de vítima, para ganhar, no Brasil, os dividendos eleitorais que a mídia ajuda a recolher.
Em relação aos desatinos chavistas-madurenhos, uma coisa qu a esquerda brasileira já deveria rapidamente ter aprendido a desvencilhar-se, é de países que, a qualquer pretexto, mantêm na cadeia presos políticos. Por si só a  expressão ¨ presos políticos ¨ , desqualifica e torna repugnante qualquer regime, esteja ele vestindo vermelho, azul, verde ou qualquer cor da fantasia.
No caso, porém, a caravana aecista para nada serviu, nada ajudou a construir, ao passo que a outra, a de Requião, pôde elaborar um diagnóstico mais próximo da realidade venezuelana, e deve até ter contribuído para que Maduro comece a rever suas deploráveis inclinações autoritárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário