sábado, 25 de abril de 2015

JÁ ESTÁ PRONTO O PACOTE DE MUDANÇAS PARA A EDUCAÇÃO



    JÁ ESTÁ PRONTO O PACOTE DE
 MUDANÇAS PARA A EDUCAÇÃO
 Jackson  assina esta semana e envia para a Assembléia um ousado e transformador projeto , as indispensáveis mudanças no sistema público de educação. A essência dos três projetos de lei em que se divide o pacote, é o propósito de tornar mais eficaz o ensino publico sergipano, que recebeu,  do MEC, uma desenxabida classificação entre os piores. Essa situação que nos envergonha , espera-se que evolua para bem melhor até 2018. Haverá ênfase na avaliação do desempenho de cada escola,  prêmios para as melhores classificadas e atenção especial para as que ficarem nos níveis inferiores. Haverá  incentivos financeiros para os municípios que apresentarem  melhorias consistentes no ensino. O compartilhamento de responsabilidades com os pais e professores é uma das metas.
Os projetos resultam de estudos e avaliações que vêm sendo feitos pelo Secretario da Educação, professor Jorge Carvalho, e a equipe de especialistas que ele formou. Foram  incorporadas algumas experiências positivas detectadas em outros estados.  Jorge convidou os deputados para uma reunião na qual  expôs os objetivos do plano. Houve um incidente provocado pela deputada Ana Lúcia.  Ela reagiu, raivosa, dizendo que não votara em Jackson  para que o seu governo viesse a perseguir os professores. O que ela considera perseguição é a proposta de avaliação das escolas. A deputada levantou-se dizendo que ia sair para não ¨participar daquela palhaçada ¨. O deputado Zezinho Guimarães solicitou que ela reconsiderasse o gesto,  pois havia uma discussão democrática, e  a presença dela, até para contestar, se fazia importante, lembrando  que, alem de deputada, Ana Lúcia é professora, e controla o poderoso SINTESE. A deputada não atendeu ao pedido e saiu pisando forte. O gesto grosseiro não agradou aos colegas deputados,  que se sentiram ofendidos.   Só palhaços fazem palhaçadas.
  Jorge Carvalho irá ao Ministério Público fazer, para os Procuradores e Promotores, uma radiografia da educação sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário