sábado, 28 de março de 2015

O DIAGNÓSTICO CONFIRMADO



O DIAGNÓSTICO CONFIRMADO
O diagnóstico do   professor Jorge Carvalho sobre a educação sergipana está rigorosamente certo. Quem  manifesta concordância com as constatações tornadas públicas pelo Secretário de Estado da Educação é o político peemedebista Zezinho Guimarães, um deputado estadual com a preocupação  aliás rara,  de dedicar-se à análise dos problemas  de Sergipe. As cifras da educação sergipana são desanimadoras, estamos na desenxabida posição de  quase o último entre os piores.
Zezinho , sendo  político, concorda   com o professor Jorge  quando ele destaca como indispensável uma ação voltada para evitar a invasão da escola pelos interesses político-eleitorais. Concorda também  com a ênfase que deu Jorge   à necessidade de remodelagem do ensino publico,  que  será feita através de um compartilhamento de responsabilidades entre o poder público, os pais e os professores. O atual vice – governador Belivaldo Chagas, durante o seu período como Secretário da Educação, da mesma forma que o ex-Secretário professor Jose Lima, resistiram,  o quanto foi possível,  à intromissão nas escolas dos interesses políticos, e enfrentaram também um difícil período em que a visão de  ¨escola popular e democrática¨  posta a serviço de objetivos também políticos, se sobrepunha ao que é obvio: não pode haver escola popular nem democrática, nem elitista, ou conservadora, enquanto não houver prioridade para o que é essencial, que consiste em fazer da escola o instrumento eficaz para transmitir o conhecimento. Se isso for feito a escola  se tornará popular e democrática,  porque estará evitando que a permanência do analfabetismo ou dos semi-alfabetizados, mantenha uma sociedade esclerosada , com cidadãos de terceira classe  incapazes de pensar,  de agir, e reagir aos engodos.
Tanto Jorge como o governador Jackson Barreto têm plena consciência do desafio. Quando  deputados começam a  se somar ao projeto a tarefa se torna mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário