sábado, 13 de dezembro de 2014

UM AMERICANO VEIO A SERGIPE ENSINAR TORTURA

UM  AMERICANO  VEIO  A
SERGIPE ENSINAR TORTURA
Um americano agente da CIA,  Dan Mittrione, esteve durante mais de um mês em Aracaju,  no começo dos anos setenta.  O objetivo da visita do gringo era ensinar a policia sergipana a utilizar  métodos de tortura para extrair confissões de presos políticos.
Mittrione tinha especial predileção pelos choques elétricos aplicados em corpos molhados e nus.
Felizmente,  os seus ensinamentos aqui jamais foram aplicados . A polícia sergipana nunca fez qualquer prisão de natureza política, nem manteve presos políticos nos seus quartéis.
O professor de tortura foi demonstrar  as suas especialidades  no Uruguai,  e lá acabou executado por um grupo de guerrilheiros,  os Tupamaros,  empenhados  no combate à ditadura em seu país. Existem versões não confirmadas de que o presidente uruguaio, Pepe Mojica , hoje um personagem reverenciado como exemplo de simplicidade e dignidade pessoal, teria participado daquela ação contra o criminoso mestre torturador.
y� H f n �!G � R .0pt; line-height:115%'>Araripe era assim, insolente na nudez desafiadora,  ajoelhadamente místico diante do sublime e  da fé.

Na Missa do primeiro ano da morte de Déda lá estava ele, envolvido numa echarpe de seda, translúcida, a declamar um poema  e a derramar lágrimas.  Dias depois, na festa de lançamento da Agenda de Thais Bezerra, Araripe  quase saltitava, parecia um pássaro a ensaiar um vôo, e  ouviu de  um jornalista: ¨Ontem,  numa livraria, li um pequeno livro de poemas . Só depois verifiquei que o autor era Araripe.  Você é daqueles poetas que criam mundos quase inacessíveis para quem tentar desvendá-los.   Sua poesia nunca será popular, mas, daqui a muito tempo haverá reedições,  e os críticos construirão sua glória póstuma. ¨

Infelizmente não houve o ¨muito tempo ¨. O anjinho barroco alçou vôo.  Sua amiga artista, escritora , também poeta  Antonia Amorosa, sentia, na cerimônia do adeus, que o anjo por ali esvoaçava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário