sábado, 30 de agosto de 2014

AS AVENTURAS DE SESTROSI (3)



 AS AVENTURAS DE SESTROSI (3)
Como vimos no capítulo anterior, Sestrosi depois de dar sumiço à  empresa,  Camelos Leva e Traz, ficou devendo ao banco que lhe emprestara a quantia para a aquisição dos camelos, e isso fez com que,    no precário sistema bancário da época ,   circulasse uma advertência em relação ao seu nome. Mas, ambicioso como era, imaginando ter o mundo aos seus pés, Sestrosi  logo descobriu que, para acumular mais e mais  ouro,   teria também de   ter acesso ao poder político. E é exatamente a partir dessa descoberta que surge o personagem Dependosi, que não se sabe ao certo se seria um amigo ou um parente de Sestrosi, mas, não se tem dúvida de que formaram duas almas gêmeas.  Na Florença daquela época, onde Sestrosi viveu, só bem poucos privilegiados podiam chegar aos altos cargos.  Sestrosi, visto com alguma desconfiança em certos círculos, utilizou-se de Dependosi, fazendo-o  galgar os    degraus do poder. Mas Dependosi que lhe era muito fiel e nada fazia sem receber ordens, não conseguia superar a timidez.  Quando circulava na corte nem sequer era notado. Sestrosi contratou professores para que Dependosi começasse a aprender a arte da retórica e também conseguisse ter mais desenvoltura,  aparentando ser um líder.
 Dependosi aos poucos foi aprendendo as lições, mas Sesstrosi nunca lhe ensinou aquele detalhe  que se   poderia chamar de o ¨pulo do gato ¨, porque, apesar de confiar muito nele,  não iria nunca afrouxar as rédeas para que Dependosi tivesse vida própria,  liberdade de pensar e agir. Dependosi adaptou-se muito bem a essa  condição subalterna, e  no convívio com o poder ia   cuidando dos interesses de Sestrosi, abrindo-lhe  as portas onde era guardado o ouro da Cidade  Estado.  Sestrosi cada vez mais manobrava na sombra, e  aumentava as suas posses.  Enquanto isso, Dependosi,  cada dia  mais  gostando do ambiente dos palácios que freqüentava, deslumbrava-se com as luzes da fama,  e assim surgia uma espécie rara de sociedade perfeita.
Sestrosi  cada vez mais entusiasmado , continuou armando a grande jogada , o golpe magistral, que seria colocar Dependosi à frente dos negócios de Florença, instalado no seu maior e mais suntuoso palácio.
O final dessa aventura é o que veremos no ultimo capítulo dessa série no próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário