O PORTO AMPLIADO
UMA NECESSIDADE
O porto de mar de Sergipe situado
na Barra dos Coqueiros precisa ser urgentemente ampliado. O terminal
construído numa parceria da PETROBRAS com o governo do estado foi cedido em comodato para a VALE que agora
o utiliza para suas exportações de potássio, e por ele saem ainda outros
produtos sergipanos. O porto é moderno, mas tem reduzidas dimensões, e sua
operação é limitada a navios com o máximo de30 mil toneladas, hoje considerados
pequenos diante dos barcos gigantes com
capacidade de carga útil até dez vezes
maior. A operação de embarque e desembarque limita-se a dois barcos maiores por
vez, e isso é outro fator restritivo. A costa sergipana apresenta a característica
de águas rasas sobre uma plataforma que avança em alguns pontos por mais de
duas milhas sem que a profundidade ultrapasse os 20 metros. Foi difícil achar
um local para construir o sonhado porto offshore, objeto de tantas polemicas,
de tantos embates salutares que demonstravam o interesse dos
homens públicos e da sociedade em
geral por um assunto estratégico para o desenvolvimento de Sergipe. Os
sergipanos nos anos 70participavam atentamente de uma civilizada competição de argumentos eminentemente técnicos. De um
lado o jornalista Orlando Dantas no seu jornal Gazeta de Sergipe defendia a
construção de um porto fluvial aproveitando o largo estuário do rio
Sergipe. Os problemas da instabilidade
da barra sempre assoreada e com um canal que mudava de trajeto frequentemente,
seriam resolvidos, alegava o jornalista baseado em pareceres técnicos, com a
construção de um molhe duplo de pedras margeando o canal que seria dragado,
dando acesso ao porto em Aracaju com a vantagem de logo após a transposição da
barra problemática,existir boa profundidade
na extensão do estuário. O economista Aloísio de Campos que assessorava
o governo nas questões do porto e dos minérios, considerava quea solução viável
seria a construção de um porto off-shore na Barra dos Coqueiros onde sondagens
já realizadas indicavam profundidades de pouco mais de dez metros a uma
distancia de um quilometro e meio da praia. Venceu o porto off-shore e
iniciou-se algum tempo depois a
construção das instalações portuárias ,
com destaque para a longa ponte que penetra mar a dentro e a muralha de pedra feita no final para criar um espaço de águas
protegidas , mesmo assim, o calado máximo para operações não ultrapassa 8
metros.
Agora deve começar uma nova etapa
que já motiva a troca de ideias entre o governo do estado a VALE esetores do
governo federal. É essencial que se chegue rapidamente a um denominador comum,
contemplando os interesses da mineradora e do estado. AAnsia Motors, avança nas etapas iniciais para a instalação em Sergipe de uma montadora de veículos, e
para que isso aconteça será essencial um
porto com capacidade para receber navios de maior calado, garantia para o
escoamento da produção de veículos em boa parte visando o
mercado externo.O governo do estado está empenhado em conseguir do governo federal o
apoio para a solução do problema. É bom lembrar que a luta para a construção do
porto atual levou nada menos de 100anos, tendo sido iniciada com a
transferência da capital de São Cristovão para Aracaju e a necessidade que logo surgiu de ser dragada
a barra do rio Sergipe.
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