terça-feira, 8 de maio de 2012

O REI E O ELEFANTE

O REI E O ELEFANTE

Juan Carlos, rei de Espanha,  nem precisaria buscar  nas selvas de Botswana um troféu de caça, talvez, para idiotamente exibi-lo em seu gabinete de trabalho. Seriam certamente as enormes presas ,   puro marfim, dos elefantes que ele às escondidas foi abater nos confins  africanos. Coisa estranha para um experimentado monarca, Chefe de Estado constitucional, até  elogiado pelo seu comportamento sóbrio e distante das pompas e dos vícios arraigados nas monarquias. Juan Carlos poderia  ter deixado em paz os elefantes, num dos poucos países que ainda permitem a  caça do enorme bicho que anda em vias de extinção.  Ele tem a seu crédito uma façanha bem maior, quando matou o  leão agressivo do fascismo ao sufocar a rebelião militar contra o regime democrático que se iniciava, após o fim do soturno ditador  Francisco Bahamonde Franco, que apodreceu em vida cercado de bajuladores e dos fantasmas daqueles infelizes que ele mandou executar no garrote vil, um instrumento de tortura saído das masmorras da Idade Média. O então jovem rei envergou seu uniforme de general, foi à televisão, e na qualidade de comandante supremo das forças armadas espanholas ordenou aos insurretos que depusessem as armas. Foi obedecido, e só por esse gesto se faria para sempre merecedor  do respeito e da gratidão da parcela majoritária dos democratas espanhóis.
 Mas o rei,   aos 74 anos, uma idade em que não mais se permitem os erros juvenis, resolveu ir  atirar  em elefantes. Voltaria  tranquilo e incógnito da  sua infeliz e  desastrada expedição cinegética, não fosse o imprevisto de uma queda e o  trauma que exigiu uma cirurgia. Assim, desvendou-se o deplorável segredo do rei, que é, por sinal, dirigente de uma ONG ambientalista.   Os espanhóis vítimas da associação da imprevidência  dos governos com a anarquia financeira global, estão atolados na desesperança do desemprego, deixando o país sem perspectivas para o futuro, e ficam sabendo que o  monarca, indiferente à crise, foi caçar elefantes, uma aventura  sem dúvidas menos sanguinolenta do que outras que no passado os espanhóis fizeram para a conquista de colônias no Marrocos e em outras terras do norte africano, mas, que em tempos de escassez,   representa um baque desnecessário e irresponsável de mais de 100 mil euros nos exauridos cofres  da nação. Isso, a depender da quantidade de elefantes abatidos.
O rei agora vai envergonhadamente à televisão pedir desculpas, confessar publicamente que errou.  As lamúrias do rei fortalecem a ideia de que as monarquias, sejam elas quais forem, servindo apenas ao merchandising institucional, como é o caso da inglesa, ou até politicamente operacionais, como a espanhola, são um anacronismo inconcebível, sempre a reviver a sepultada ideia de um privilégio concedido por Deus para que a classe especial, os portadores de sangue azul, se coloquem bem acima das gentes comuns, e se façam, para sempre, herdeiros sucessivos do poder. Com o passar das gerações, os casamentos consanguíneos, nas personalidades formadas em círculos fechados dos aristocratas, parece ocorrer uma degradação genética e psicológica que faz da realeza  uma classe de protocolares alienados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário