quinta-feira, 5 de maio de 2011

ALBANO DANDO TEMPO AO TEMPO


Gosta o ex-governador Albano Franco de guardar frases para ele transformadas em sábios aforismos, e que sempre lhe chegam pontualmente à memória em exatas ocasiões nas quais cada uma delas melhor se encaixa. Anda agora a martelar a cabeça de Albano uma das frases ditas por Augusto Franco, e que ele relembra com o carinho que sempre acompanha todas as lembranças relacionadas ao seu pai. A frase: “Mais importante do que o negócio é o sócio no empreendimento “. Política, evidentemente, não deve ser confundida com negócio, mas, correligionários, parceiros na mesma empreitada partidária podem ser enxergados como uma espécie de sócios especiais. Com eles se compartilham projetos, se definem posições, até se dividem sonhos. E os “sócios “ tucanos de Albano andam a causar-lhe ultimamente sérios dissabores. O PSDB em Sergipe de fato sofreu uma intervenção, e essa interferência se fez sem que Albano, fundador do partido, nele há dezoito anos, sequer merecesse uma simples explicação. Contemporizador, Albano procurou a cúpula tucana. Conversou com o senador Sérgio Guerra, com o senador Aécio Neves. Dos dois ouviu justificativas e foi alvo de gentilezas, mas eles deixaram bem claro que o minguante PSDB é inseparável companheiro de jornada do destroçado DEM . As duas siglas terminarão fatalmente por se juntar, e estarão assim unidas nas eleições do próximo ano e na de 2014. Trata-se de um projeto estratégico para a oposição que enfrenta agora uma síndrome de debandada dos seus integrantes, e dessa forma a intervenção em Sergipe se processou para que se consolide, a adesão a qualquer candidatura que João Alves pretenda disputar, seja em 12 ou em 14. Foi exigido de Albano um rompimento imediato com o prefeito Edvaldo Nogueira, mas isso seus mais próximos amigos como a vereadora Mírian Ribeiro e o dirigente da Funcaju Valdoilson Leite não admitem sequer colocar em discussão.
Albano tem um corredor de partidos para percorrer, e todos lhe oferecem nítidas e palpáveis vantagens políticas, O presidente do PTB em Sergipe, ex-governadopr do Amapá Gilton Garcia, assegura que as portas do seu partido estão abertas para Albano, de quem foi Secretário da Casa Civil e da Segurança Pública. Já o deputado federal Heleno Silva que foi secretário da agricultura no segundo governo de Albano, afirma que o melhor caminho para ele seria o PSD, onde abrigaria sem maiores problemas a vereadora Mírian Ribeiro, que faria o transito partidário sem riscos de perda de mandato. Heleno não vai para o PSD, porque, sendo pastor da Igreja Universal, teria recebido do seu bispo a recomendação para permanecer no PRB, todavia, se diz um aliado entusiástico do governador Marcelo Déda, integrado ao seu projeto político, muito próximo hoje do vice –governador Jackson Barreto, e acrescenta ainda que ao iniciar-se na vida política, sem qualquer consistencia ideológica, embora em outro partido, o PT foi, na verdade, a sua escola política onde começou a estabelecer diferenças entre projetos que incluem o povo e os que não sabem exatamente o que é o “povão.” Já o prefeito da Estancia, ex-tucano, o engenheiro Ivan Leite, com um pé fincado no PSD, entende que aquele partido seria o desaguadouro natural dos insatisfeitos com o PSDB, e nele poderia acomodar-se com todas as honras devidas o ex-governador Albano Franco.
Albano, como é do seu estilo, continua dando tempo ao tempo, talvez em busca da razão que surge com a sucessão dos dias ou dos meses , e, depois de uma rápida viagem a Lisboa e a Paris, no retorno, anunciará a decisão. Sem ter contudo qualquer ojeriza a João Alves, de quem já foi tanto aliado como adversário, Albano, pelas circunstancias, não o enxerga mais como um aliado a ditar seus rumos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário