terça-feira, 5 de abril de 2011

COMBLIN, UM MANSO E CORAJOSO CRISTÃO


Sobre o padre Comblin que morreu quase silenciosamente, sem que a mídia lhe registrasse a vida que foi exemplar, um outro cristão também exemplar, que, como ele, anda palmilhando os sertões, enxergando suas dores e misérias, deblaterando quando é preciso contra os homens, e sempre rezando aos céus, o discípulo Frei Enoque, escreveu o texto que reproduzimos:
No último dia 27 de Março, de manhã, num local chamado Recanto de Transfiguração, perto de Salvador, em Simões Filho, com 88 anos de idade, faleceu o Pe. José Comblin. Nasceu em Bruxelas e desde 1958 estava no Brasil. Expulso durante a revolução pelo regime militar em 1971, padre Comblin se exilou no Chile durante 8 anos, de onde também foi expulso em 1980, pelo general Pinochet, e, voltando ao Brasil, passa a morar na Paraíba. Ultimamente estava morando na cidade de Barra, acolhido pelo bispo Frei Luis Cappio.
E então? Comblin dedicou sua vida ao povo e à igreja da América Latina, e em centenas de assessorias por todos os países. Padre Oscar Beozzo, sociólogo e Teólogo, assim sintetiza sua atuação: perdemos um mestre e um guia inquieto e exigente como os velhos profetas, denunciando sempre nossas incoerências na fidelidade aos preferidos de Deus: o pobre órfão, a viúva, o estrangeiro. Trabalhou por uma igreja profética a serviço destes últimos nas nossas sociedades. Comblin, meu professor e que me ajudou a pensar, foi velado e festivamente sepultado (ou plantado?) ao lado do túmulo do Pe. Ibiapina, arrodeado por 6 bispos, mais de uma centena de padres, missionários (as), religiosos (as), pastores evangélicos, e sobretudo milhares de pobres e jovens. Dom Jaime, bispo de Campina Grande e um dos celebrantes, foi claro: Pe. José, por amor a igreja, a queria cada vez mais seguidora de Jesus, no serviço aos empobrecidos. E assim foi! Seu amor aos preferidos de Deus o levou a ser sofrido e até incompreendido pelo poder religioso. Poço Redondo, Delmiro Gouveia, os assentados, acampados... eram alvo de sua dedicação e preferência. Uma bandeira do MST, uma bandeira da CPT, inúmeras coroas de flores e até uma placa do Governo da Paraíba marcaram a coerência de sua vida.
 Frei Enoque Salvador de Melo
Poço Redondo, SE, 31 de Março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário