domingo, 13 de março de 2011

OS DESASTRES AMBIENTAIS E O FUTURO DA HUMANIDADE


O terremoto  seguido de tsunami que arrasou uma parte do Japão, não tem nada a ver com os problemas que estão gerando a terrível ameaça do aquecimento global.  Terremotos sempre deixaram seus efeitos devastadores muito antes que fábricas e veículos começassem a poluir a atmosfera, bastando lembrar um que nos tocou bem de perto, aquele que arrasou Lisboa em 1975, e fez crescer a ganância portuguesa pelo ouro e pedras brasileiras que tornaram possível a reconstrução da cidade.
 Um planeta agora conurbado, com população de sete bilhões de viventes e megalópolis que ultrapassam os trinta milhões de habitentes, torna-se muito mais vulnerável aos  desastres naturais. O homem terá de recivilizar-se   para poder sobreviver, terá de reinventar a economia, terá de abrigar-se na solidariedade, tal como fez nas cavernas para não ser dizimado pelas feras e não morrer de frio.
 A vulnerabilidade das usinas nucleares japonesas, as mais eficientes e seguras do mundo, mas que não  resistiram à fúria da natureza, e ampliaram o potencial dos perigos a que estão expostas as populações, será outro tema a entrar nas discussões presentes e futuras sobre o uso da energia nuclear.
Um controle populacional terá, sem dúvida, de começar a ser feito. Embora seja um assunto que provoque grande desagrado,  tanto em capitalistas sonhando com mercados sempre maiores,  como na Igreja  Católica, por questões de interpretação moral e religiosa do primado da vida. 
Mas o mundo, a espaçonave onde nos abrigamos, não tem espaço suficiente e seguro para abrigar tanta gente. O terremoto de Lisboa matou cerca de duzentas mil pessoas, hoje, se ocorresse um outro na mesma proporção, morreriam   em torno de dois milhões.

2 comentários:

  1. A melhor invenção depois do carro foi a LOMBADA. Se for o quebra-molas e sendo bem feita, é eficiente e barato. Se for ELETRÔNIA é eficiente para ROUBALHEIRA. --------- . . . Será que por isto que o Ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Deda - cunpadi deLuLLa - teve condições de bancar uma campanha milionária para Governador e que o atual, o "comunista" Edvaldo Nogueira tá multimilionário ?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com boa parte do testo a cima, acredito que tudo isso que esta acontecendo não passa de fenômenos naturais,nos seres humanos causamos outras coisas, como confronto de guerra,trafego,drogas entre outros! Mais a mídia que sucesso audiência, é o grande lançamento de seu sucesso e jogando nos próprios como culpados, sei que em alguns fatos e o próprio ser humano que causa como o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 as duas torres gemes kkk e impressionante de ver como aquilo foi uma coisa muito bem planejada, não acredito no fato de ter sido um acidente em alguns documentários postado na internet mostra imagens e explica perfeitamente como tudo aconteceu.O problema e que a mídia jamais vai colocar isso em foco, mais enfim "brasileiros não tem tempo de observe o mundo e aprender, pois seu tempo e ocupado por besteiras " enfim é isso :*

    ResponderExcluir