sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O PT E A SUA DIFÍCIL RECRIAÇÃO POLÍTICA

Refundar o PT, hoje tão malsinada sigla, não será tarefa das mais fáceis. Os que fazem parte da elite rançosamente conservadora, nunca engoliram um partido que teve a ousadia de denominar-se dos trabalhadores. Isso, como se todos nós não fossemos trabalhadores, em qualquer atividade que estejamos a laborar.

O PT, apesar de tudo, tem história e tem importância na formatação do nosso modelo democrático, que não deve resumir-se apenas ao que pensa e fazem as classes dominantes. Mas o PT foi irremediavelmente marcado pela roubalheira, ultrapassando os níveis daquilo que era habitual, e até tolerado.

Em Sergipe, onde o partido foi destroçado após a morte de Déda, não haverá muito o que fazer,  permanecendo  o comando  nas mesmas mãos. A eleição de Eliane, a viúva de Déda, na chapa de Edvaldo, daria a ela a legitimidade para pleitear a liderança do partido. E viria a reconstruí-lo num modelo em que a ética prevalecesse.

Eliane poderia dar atenção maior aos segmentos intelectualizados com disposição para esquecerem os envelhecidos chavões, adaptando-se ao que os novos tempos exigem: uma esquerda que pense, que proponha, que aja como força responsável, transformadora e lúcida da sociedade, livre do viés de controle ou aparelhamento político do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário