sábado, 17 de setembro de 2016

OS 14 QUEBRADOS E A CALAMIDADE PÚBLICA



OS 14 QUEBRADOS E A
CALAMIDADE PÚBLICA
Os estados da federação brasileira não são responsáveis diretos pela crise que nos assola, e corrói os ânimos da sociedade. Nenhum deles tem o comando das decisões na área econômica e financeira que inviabilizarama permanência do ritmo de crescimento da economia, e da saudável política social que se iniciara com  ênfase.
Mas, quatorze deles estão literalmente quebrados. Poderá ter havido, em alguns, uma gastança além dos limites, níveis de salários acima da capacidade do Caixa, mas, na sua maioria, os estados são afetados exatamente pela queda na receita, que é consequência da crise. Nareunião que os governadores desses quatorze estados tiveram em Brasília suplicando por recursos federais, não tão vultosos, apenas 7 bilhões a serem repartidos entre os quatorze, receberam em troca a resistência firme do Ministro da Fazenda, o banqueiro Meireles, seguríssimo na sua visão monetarista, mas talvez ágil e solícito se o pedido fosse para tapar algum rombo no sistema financeiro, em algum banco falindo . Isso afetaria, justificaria logo, perigosamente, a tentativa de recuperação da economia,criando um risco sistêmico, que levaria o mercado ao pânico.
Mas é preciso avaliar as consequências que advirão caso esses quatorze estados façam o que pro meteram: a decretação do estado de calamidade pública.
Qual o investidor que viria ao Brasil participar dos leilões de concessão de estradas, portos, aeroportos, petróleo, das parcerias público privadas, sabendo que dos 26 estados e um território da República Federativa do Brasil, quatorze deles estão em estado de calamidade pública ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário