domingo, 24 de julho de 2016

O QUASE MÉDICO E A ¨ VISITA DA SAÚDE ¨



O QUASE MÉDICO E
A ¨ VISITA DA SAÚDE ¨
O ex-prefeito Edvaldo Nogueira foi aluno destacado da Faculdade de Medicina de Sergipe. Seus professores o elogiam como estudante dedicado, dizem, inclusive, que ele seria um grande cirurgião com especialidade cardiológica. Mas ele, num momento difícil da vida brasileira, trocou o bisturi que começava a manejar com destreza, pelos palanques da vida pública. E naquela época os palanques eram inacessíveis  para um militante jovem do proscrito PC do B, um partido  identificado com a aventura desastrada e fatal das guerrilhas nas selvas.
O PC do B perdeu, ao passar dos anos, aquele fanatismo albanês, assimilou as práticas democráticas e civilizadas do euro -comunismo, algo que até contribuiu para o desmonte da monolítica União Soviética. Edvaldo, por outro lado, numa chegou a absorver o chamado   ¨materialismo dialético ¨ de Karl Marx e Lênin, os dois grandes revolucionários, que erraram, e contra ele tiveram o sentimento arraigado de religiosidade, inclusive do povo russo, ao afirmarem que a ¨ religião era o ópio do povo ¨. Edvaldo, coroinha na infância, continuou católico fervoroso e praticante.
Como um quase médico, Edvaldo bem sabe o que significa em termos científicos aquela expressão popular: ¨Visita da Saúde ¨.  É o que acontece com um doente terminal, que de repente interrompe a agonia e se recupera com surpreendente rapidez.  Move-se, fala, anima-se, quando antes estava prostrado. Mas, no dia seguinte morre. A Visita da Saúde é algo apenas passageiro, ilusório.
Se nesta segunda –feira Edvaldo Nogueira, o candidato a Prefeito de Aracaju, comparecer ao palanque da decaída presidente Dilma, poderá até entusiasmar-se vendo uma praça  coloridamente avermelhada pelos militantes petistas a clamar contra o golpe, e a pedir: ¨Volta Dilma Volta¨. Ele  ficará até  contagiado,  entusiasmado  com a disposição combativa da militância, mas,   sendo um quase médico, se lembrará da expressão  ¨Visita da Saúde.¨ Animado num dia, no outro, diante da  decepção da sociedade com os desacertos da ¨ Mulher Bomba ,¨ insensatamente convidada  para vir a Aracaju, e desastrosamente presente em hora tão inoportuna, Edvaldo poderá assistir o definhar irreversível da sua candidatura.
Jackson Barreto, precavidamente, sendo peemedebista e para não  ficar ao lado dos que gritarão : Fora Temer, estará, na histórica cidade de Goiás Velho, recebendo  do governador Marcondes Pirilo, seu colega de partido,  a maior homenagem que o Estado de Goiás presta a personalidades brasileiras e estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário