sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

A CIFRA QUE NOS ENVERGONHA

  A CIFRA QUE NOS ENVERGONHA
O Brasil vive a acachapante realidade de ser ainda um país de analfabetos. Os completos, que ultrapassam a cifra de oito por cento, e os funcionais, que ninguém sabe ao certo por qual número estão a circular. Sergipe está pior do que o Brasil, e anda pela casa dos dezessete por cento de iletrados totais.
No plano trienal de educação que lançou semana passada, o Secretário Jorge Carvalho destacou  a meta mais acariciada pelo governador Jackson Barreto, que é descer , ( ou no caso seria subir ?) dos dezessete por cento para chegar a atual cifra brasileira dos oito por cento. Até lá o Brasil já terá reduzido a sua cifra, e ainda ficaremos abaixo. Mas é uma meta confortadora, diante do que vivemos hoje. Para levar letra a quem não lê, nem escreve, o Estado vai recorrer a métodos pedagógicos modernos. Haverá, ainda, a construção de uma base cultural e um mínimo de inclusão digital.
Resta agora que ao esforço do governo se junte a sociedade. Ao projeto, o SINTESE, que se considera na vanguarda da educação, poderia integrar-se com todo o entusiasmo cívico. Civismo,  palavra aliás tão malsinada, é bem mais atual do que corporativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário