domingo, 5 de julho de 2015

O LIVRO DE VINÍCIUS LIGIANUS

O LIVRO DE VINÍCIUS LIGIANUS
Pode ser encontrado nas livrarias de Aracaju, o livro Vinícius Ligianus – A face poética de Antônio de Freitas Machado. É  publicação primorosamente bem cuidada da editora alagoana,  Viva Livraria e Editora.
Vinícius Ligianus é pseudônimo, ou, mais adequadamente talvez, à moda de Pessoa,  um heterônimo  do cidadão Antônio de Freitas Machado. E que cidadão o livro vai revelando no percurso das suas páginas !
É no cenário  das beiradas do São Francisco que ele viveu. Um pão-açucarense, isto é, natural da alagoana cidade de Pão de Açucar, de onde, aliás, nos chegaram a Aracaju, tantos açucarenses ilustres  que, aqui, bem se aclimataram,  muito bem nos fizeram, e nos continuam  fazendo.
Antônio Machado, ou Ligianus, foi poeta, prosador, educador, engenheiro incompleto, que fez a engenharia intelectual maior de compreender o seu tempo. Matuto, tornou-se abrangente cosmopolita, telúrico,  desde o sertão molhado de rio, enxergou, do seu canto, a dimensão do mundo, transitando da Grécia antiga, às questões filosóficas e políticas contemporâneas. Foi patriota exaltado quando, por aqui  bem junto, troaram mortíferos os engenhos de guerra do nazismo.
 No livro, Antonio de Freitas Machado é autor, e também  personagem que surge nos traços tão bem pincelados da sua fascinante existência.

O escritor e biografado é pai do desembargador aposentado Netônio Bezerra Machado, aquele a quem aqui, sempre dessa forma nos referimos: Juiz, exemplar Juiz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário