sábado, 30 de maio de 2015

ENFIM, ENXERGARAM : TEMOS RIOS NAVEGÁVEIS

 ENFIM,  ENXERGARAM  :
TEMOS RIOS NAVEGÁVEIS
Aracaju é uma cidade mesopotâmica,  ou    seja,  estamos quase cercados por  rios. Faltou muito pouco para a nossa capital não ser uma ilha, quando ainda operava o Canal de  Santa  Maria, que agora estaria sendo  dragado. Se recuperado, teremos, assim, pelo lado noroeste, a nesga de terra que nos ligaria ao   ¨continente ¨. Há, pelo lado leste, o estuário do Sergipe que se prolonga a encontrar-se com rio do Sal, que corre pela banda norte; pelo sul e sueste, o Vasa Barris e o Poxim, e, entre os dois, o Canal de Santa Maria.   Poderíamos mesmo ostentar o título de Cidade Mesopotâmica, algo assim altissonante, deixando Recife como a Veneza Brasileira, aquela exagerada  presunção.
 Na semana que passou, navegava pelo Sergipe indo até o Sal, e chegando a Socorro, um  catamarã com capacidade para mais de 150 passageiros. Era o teste inicial para que se dê sequência  ao projeto de parceria público privada  que viabilizaria o transporte fluvial, ou melhor dizendo o retorno do transporte fluvial em Aracaju.

 Inicialmente seriam dois terminais de passageiros construídos pelo governo do estado, um em Aracaju, outro em Socorro, em pareceria com a prefeitura local. Depois, poderia se estender o transporte a Pedra Branca, Santo Amaro, Barra, Atalaia, como já existiu antes. Há quem pense até na dragagem do  Poxim,  para permitir o transporte fluvial urbano ligando a Zona Sul da cidade ao centro, se for possível passar por baixo das pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário